Pesquisa Mensal de Serviços do Distrito Federal (PMS-DF) realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostrou que o volume de serviços na capital teve queda de -2,1% em maio quando comparado ao mês anterior. Já em relação ao mesmo mês de 2023, o índice apresenta crescimento de 1,0%. E no acumulado no ano (de janeiro a maio), alta de 3,9%. Já nos últimos doze meses (até maio), acumula crescimento de 4,2%.
O resultado do mês de maio foi impactado negativamente pelo resultado em dois dos cinco grupos de atividades pesquisadas que apresentaram recuo: transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio (-8,3%), que voltou a cair após alta no mês anterior, e serviços de informação e comunicação (-1,3%), que em maio interrompeu quatro altas consecutivas.
Impactando positivamente temos: serviços profissionais, administrativo e complementares (10,4%), em alta pelo segundo mês consecutivo; outros serviços (3,6%), seguindo em alta desde outubro de 2023; e serviços prestados às famílias (3,6%), que voltou a crescer após duas retrações consecutivas.
No agregado especial de atividades turísticas no mês de maio, o DF registrou recuo de -2,2% quando comparado com o mês anterior. Em âmbito nacional, a retração no turismo foi de -0,2%. O balanço geral deste cenário mostra expansão de 3,2%, liderada pelo Espirito Santo, e retração de -32,3%, liderada pelo estado do Rio Grande do Sul.
No ano, até maio, tivemos três meses em expansão (2,8% em janeiro; 0,4% em fevereiro; e 5,4% em abril) e dois meses em retração (-4,0% em março; e -2,1% em maio).
Em âmbito nacional tivemos três meses em expansão (0,7% em janeiro; 0,4% em março; e 0,5% em abril), além de um mês em retração (-0,9% fevereiro) e estabilidade no mês de maio (0,0%).