As duas principais datas comemorativas para o comércio no primeiro semestre do ano voltaram a aquecer o mercado da capital. É o que mostra pesquisa feita pelo Instituto Fecomércio-DF. Os dados revelam que as vendas superaram as expectativas dos lojistas no Dia das Mães e no Dia dos Namorados em 2021. Em maio deste ano, o setor registrou aumento de 22,5% nas vendas em comparação com 2020. Em junho, os comerciantes tiveram um acréscimo de 18,49% em relação ao mesmo período do ano passado.

Outro dado que também chamou atenção foi o valor do ticket médio. Subiu em ambas as medições. No Dia das Mães, a expectativa era de R$ 189,78. Todavia, o valor registrado foi maior, de R$ 194,19, com aumento de +2,32%. Já no Dia dos Namorados, o valor do ticket médio estimado era de R$ 138,16. Contudo, a pesquisa mostrou que a cifra atingiu R$ 151,15. Ou seja, +9,40% maior do que o esperado.

Especificamente no Dia das Mães, o ticket médio das Regiões Administrativas ficou acima das lojas localizadas no Plano Piloto. Na primeira atingiu a marca de R$ 202,41, enquanto na região central da capital ficou em R$ 174,39. A Fecomércio-DF acredita que isso seja resultado de campanhas realizadas para que a população privilegiasse os comerciantes locais.

O esforço dos shoppings para atrair cliente e estimular o consumo, beneficiando-se de fatores como a concentração de lojas, estacionamento, alimentação e segurança, garantiram, de fato, melhor desempenho nas vendas dos estabelecimentos. No Dia das Mães, os shoppings registraram ticket médio de R$ 311,75, enquanto as lojas dos comércios locais venderam, em média, R$ 164,89. A variação nesse caso foi de +89%. Já no Dia dos Namorados, os shoppings venderam em média R$ 221,60, enquanto o comércio local fechou em R$ 122,48, com variação de +80,9%.

Os dados do novo levantamento foram comparados com as pesquisas pré-vendas, realizadas para medir a expectativa do setor em relação às datas comemorativas. O resultado ajudará a entender como o comércio está se recuperando da fase mais crítica da crise provocada pela pandemia de Covid-19, que restringiu o funcionamento de vários estabelecimentos, e também como os empresários estão reagindo à abertura gradual, juntamente com a ampliação dos horários de funcionamento.

O presidente do Sistema Fecomércio-DF, José Aparecido Freire, explica que a comparação entre os dados pré e pós-vendas também serão úteis para a elaboração de estratégias de fortalecimento e boas práticas. “Esse estudo permite compreender os fenômenos da sazonalidade, caracterizada pela instabilidade entre a oferta e a demanda em determinados períodos do ano. Entender isso é fundamental para que o gestor possa se planejar, com preparo para gerir possíveis ameaças futuras”, avalia Freire.

Em ambas as pesquisas, pré e pós-vendas, o Instituto Fecomércio-DF entrevistou 401 empresas. Equipes já estão nas ruas para medir a expectativa dos comerciários em relação ao Dia dos Pais, que será em 8 de agosto.

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