Pesquisa do Instituto Fecomércio-DF (IF-DF) revela que consumidores e lojistas estão otimistas para o Natal deste ano. As vendas devem crescer em média 23,9% em relação a 2022. A expectativa é que o comércio da capital movimente cerca de R$ 830 milhões.
Os dados mostram que 82,4% dos lojistas entrevistados possuem expectativas de vendas maiores ao efetivamente vendido no Natal de 2022. Outros 17,6% possuem expectativas iguais, e nenhum dos lojistas entrevistados espera vendas menores.
Entre os consumidores, 64,5% disseram que irão presentear alguém neste Natal. O ticket médio da compra será de R$ 345,26, com registro de +0,5% em relação ao ano passado, quando registrou R$ 343,62
A apuração indica uma crescente expectativa por vendas maiores desde 2020, sendo o ano de 2023 o melhor na série histórica dos últimos sete anos. Nota-se que a expectativa menor foi zero (0%) pela primeira vez, como mostra o quadro abaixo.
“Registramos o maior índice de otimismo entre os lojistas na série histórica dos últimos sete anos. Isso mostra que os comerciantes estão apostando em um bom período de vendas e tudo indica que este será o melhor Natal para o comércio desde a pandemia. Avaliamos que esse otimismo esteja ligado à inflação controlada, aumento no nível de emprego no DF, aos reajustes salarias concedidos aos setores público e privado e as consecutivas quedas da taxa Selic, com previsão de nova redução futuramente”, analisa o presidente do Sistema Fecomércio-DF, José Aparecido Freire.
O dia preferido para fazer compras será o sábado (36,4%). Já o horário escolhido pelos consumidores foi o turno da tarde (63,6%). No ranking de presentes, os produtos de vestuário e acessórios ficou em primeiro lugar (31,2%), seguido de calçados e acessórios (20,7%) e cosméticos e perfumes (16,9%).
O ticket médio previsto pelos lojistas ficou em R$ 185,45, registrando uma queda de 24,4% em relação ao valor de 2022, medido em R$ 245,15. A maioria dos lojistas (80,9%) declarou que irá utilizar alguma estratégia para aumentar as vendas, destacando-se a diversidade de produtos (22,56%) e a vitrine temática (19,04%), como as estratégias a serem mais adotadas.
A maioria dos lojistas (89,6%) indicou que manterá os preços dos produtos em relação ao ano passado. A expectativa média entre aqueles que irão reajustar o valor é de aumento de +7,8%.