• 28/01/2019
Vendas do comércio brasiliense cresceram 11% no último mês de 2018

O último mês do ano é o melhor em vendas para o comércio e em 2018 não foi diferente. Em dezembro de 2018, as vendas do comércio cresceram 11,07% na comparação com novembro. Já as vendas do setor de serviços cresceram 2,34%, como mostra a Pesquisa Conjuntural de Micro e Pequenas Empresas do DF, realizada pelo Instituto Fecomércio com o apoio do Sebrae. Foram consultadas 900 empresas, sendo 595 do comércio e 305 de serviços. No acumulado do ano (jan 2018 x dez 2018), comércio e serviços juntos tiveram queda de -6,80%.

O presidente da Fecomércio-DF, Francisco Maia, explica que este movimento do último mês do ano é sazonal e caracteriza-se pelo pico nas vendas de Natal. Entre os 29 segmentos pesquisados, 25 tiveram variação positiva, 86,21%, e outros quatro com variação negativa de vendas, ou seja, 13,79%. “A confiança do brasiliense em relação ao futuro econômico está melhor, além disso a valorização do real traz uma expectativa mais positiva para o comércio brasiliense”, ressalta Maia. Para ele, 2019 será um ano em que a economia mostrará um ritmo de recuperação um pouco lento, mas será um ano de otimismo, tanto por parte dos consumidores quanto dos empresários. É importante ressaltar que a Pesquisa Conjuntural é realizada apenas com micro e pequenas empresas do Distrito Federal.

Apenas um segmento do comércio registrou queda nas vendas em dezembro: Suprimento de Informática (-0,81%). Todos os outros apresentaram crescimento em comparação com o mês anterior. As principais altas ocorreram com: Joalheria (37,00%); Calçados (36,96%); Vestuário e Acessórios (35,63%). Já no setor de serviços, os segmentos que apresentaram queda nas vendas foram: Promoção de Vendas (-5,43%); Capacitação e Treinamentos (-5,28%); e Atividades de Condicionamento Físico (-2,44%). Os principais segmentos que registraram crescimento foram: Cabeleireiros (17,54%); Sonorização, Fotografias e Iluminação (9,61%); e Pet Shop (4,52%).

Entre as formas de pagamento, o cartão de crédito foi o mais utilizado nas compras durante todo o ano de 2018. Em dezembro, a modalidade respondeu por 45,59% das vendas no comércio. No setor de serviços, foi responsável por 41,36% das compras. A Pesquisa Conjuntural de Micro e Pequenas Empresas do DF é realizada mensalmente pelo Instituto Fecomércio e tem o apoio do Sebrae.