Os empresários brasilienses estão otimistas com a Páscoa. Pesquisa realizada pelo Instituto Fecomércio com 70 lojistas dos segmentos de supermercados e chocolaterias estima um aumento de 17,89% nas vendas em 2013. Ano passado, no mesmo período, os comerciantes apostaram num crescimento de 14,14%. A boa expectativa pode ser atribuída à ampliação da classe C e ao investimento em marketing.
“A capacidade de consumo da população brasiliense aumentou e os empresários também vão apostar em novidades para conquistar o cliente, principalmente nas ações dirigidas para o público infantil”, explica o presidente da Fecomércio-DF, Adelmir Santana. O segmento de Chocolaterias, pela tradição dos ovos de chocolate, é o mais otimista, com expectativa de aumento nas vendas de 23,39%. Os Supermercados/ Hipermercados esperam uma alta de 14,21%.
Para tentar atender toda a demanda do período, os comerciantes ampliaram os seus estoques em 16,74% na média. O levantamento também mostra que os preços dos ovos de chocolate devem sofrer um aumento médio de 4,06%. O ovo de Páscoa será vendido, em média, por R$ 33,15. As justificativas, segundo os empresários, estão principalmente no aumento do preço da matéria prima, que já foi repassada pelos fabricantes aos lojistas.
Foto: Joel Rodrigues