O varejo do País deverá perder cerca de R$ 7,6 bilhões durante 2019 por conta dos dez dias de feriado durante o ano. A estimativa foi divulgada nesta quarta-feira (2) pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (Fecomercio-SP). O prejuízo é 32% menor do que os R$ 11,2 bilhões estimados em 2018 – no ano passado foram 15 feriados.
O setor denominado de outras atividades, que agrega o comércio de combustíveis, jóias e relógios, artigos de papelaria, dentro outro, é o que deve contabilizar a maior perda: cerca de R$ 3,16 bilhões. Já os supermercados perderão cerca de R$ 1,93 bilhão. Os demais segmentos que devem deixar de faturar com os feriados são: farmácias e perfumarias (-31%), com perda de faturamento de R$ 1,1 bilhão; seguido de vestuário, tecidos e calçados (-32%), com R$ 801 milhões; e móveis e decoração (-33%), com montante atingido de R$ 620 milhões.