• Lúrya Rocha
  • 10/07/2024
Tech-Saúde: Senac-DF e sindicatos promovem encontro de divulgação das novas tecnologias na área de saúde

O Senac-DF promove o Tech-Saúde até esta quarta-feira (10), um evento inovador para divulgar as recentes tecnologias disponíveis nos cursos de saúde, bem-estar e segurança. É uma iniciativa da instituição em parceria com o Sindicato Brasiliense de Hospitais, Casas de Saúde e Clínicas (SBH), o Simbeleza-DF e o Sincofarma-DF. A abertura foi realizada na noite de terça-feira (09) e contou com a presença de empresários, conselheiros e representantes de sindicatos.

O destaque do evento é o novo investimento do Senac-DF: um simulador realístico de alta fidelidade. O manequim tecnológico imita um corpo humano e, assim, permite que alunos simulem diversos protocolos de risco, como paradas cardíacas. A tecnologia responde a estímulos, podendo chorar, gritar, piscar os olhos e “vir a óbito” caso seja feito um procedimento errado. Além disso, estão sendo realizadas oficinas, workshops e palestras com empresas dos setores.

O evento é gratuito e aborda temas como: o uso da inteligência artificial para interpretação de exames e microscopia, o futuro da farmácia por meio de medicamentos personalizados, eletrocirurgia na enfermagem, uso do canabidiol e segurança química, toxicologia e introdução a biossegurança.

O presidente do Sistema Fecomércio-DF, José Aparecido Freire, destacou, com um vídeo de abertura, a recente aquisição de um edifício no Setor Comercial Sul (SCS) que irá compor as unidades do Senac-DF e abrigará laboratórios de saúde e gastronomia. “Estamos investindo para que nossos alunos tenham a melhor estrutura, com o que há de mais moderno”, completou.

O diretor regional do Senac-DF, Vitor Corrêa, demonstrou a importância da ação como forma de promover a troca de experiências entre diferentes áreas e ressaltou o papel da instituição ao oferecer cerca de 50 cursos. “Queremos compartilhar insights valiosos, estimulando discussões relevantes e inspirando ações transformadoras em prol da saúde coletiva”, disse.

A gerente da área de Saúde e Segurança do Centro de Educação Profissional Antônio Matias, Paula Jeronimo, celebrou a iniciativa. “Estamos em um momento de disruptura, caminhando direto para o futuro. Avançamos muito em prol dos nossos alunos”, afirmou.

A superintendente do SBH, Danielle Feitosa, também prestigiou a abertura com entusiasmo. “Essa é uma antiga demanda nossa e queremos divulgar o que temos de melhor para preparar nossos futuros profissionais da área de saúde. Somos mais de 25 mil empresas e empregamos 130 mil pessoas”, concluiu.