Fortalecendo o setor de comércio e serviços
A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Distrito Federal (Fecomércio-DF) é um órgão sindical de grau superior não estatal. É responsável por administrar no DF o Sistema Fecomércio. Fazem parte desse sistema, além da própria federação, o Instituto Fecomércio (IF), o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC) e o Serviço Social do Comércio (SESC).
Dentre os seus objetivos, a Federação procura orientar, coordenar, proteger e representar perante as autoridades administrativas e judiciárias todas as atividades e categorias econômicas dos setores de Comércio, Serviços e Turismo. Busca, assim, contribuir para o desenvolvimento econômico, social e político do DF.
Como órgão técnico e consultivo de Estado, cabe a instituição celebrar convenções e acordos coletivos de trabalho, de âmbito regional. Além de colaborar no estudo e soluções dos problemas relacionados à atividade econômica.
________________________________________________________
Fortalecer os setores do comércio de bens, serviços e turismo, contribuindo para o desenvolvimento sócio econômico do Distrito Federal.
Ser a principal referência para o desenvolvimento do ambiente de negócios no setor produtivo do Distrito Federal.
A Fundação da Fecomércio (Federação do Comércio do Distrito Federal) ocorreu no dia 28 de dezembro de 1970 pela representação de cinco sindicatos patronais – de Lojistas, Produtos Farmacêuticos, Corretores de Imóveis, Revendedores de Automóveis e Varejistas de Carnes. No mesmo dia, foi realizada sua primeira assembleia oficial de criação e eleita a primeira Diretoria Provisória assim composta:
Presidente: Newton Egidio Rossi
1º Vice-Presidente: Lindberg Aziz Cury
2º Vice-Presidente: Gilberto de Souza e Silva
1º Secretário: Aref Assreuy
2º Secretário: Lourival Abadia Juvenal de Almeida
1º Tesoureiro: Aldacyr Pinto Fernandes
2º Tesoureiro: Geraldo de Alcantra Gusmão
Conselho Fiscal:
João Luiz Menezes Direito
José de Souza Garcia
Arnaldo Horacio Ferreira
Coube ao ministro do Trabalho da época, Dr. Julio Barata, assinar o despacho oficializando a criação da entidade publicado no Diário Oficial de 30 de dezembro de 1970, da seguinte forma: “Nos termos do parecer do Departamento Nacional do Trabalho e atendendo ao que requereu a Federação do Comércio de Brasília, resolvo, com fundamento no artigo 537 da CLT – Consolidação das Leis do Trabalho, conceder sua investidura nas funções e prerrogativas de entidade sindical de 2º grau, sob a denominação de Federação do Comércio de Brasília, para coordenar as categorias e grupos integrantes do Plano da Confederação Nacional do Comércio, na base territorial de Brasília, Distrito Federal, aprovados os respectivos estatutos”.
Flagrante histórico: O ministro Julio Barata com o Grupo de fundadores após assinar a carta sindical da Federação do Comércio de Brasília – dez.1970
Em março de 1989, o Conselho de Representantes resolveu pela unanimidade de seus membros mudar a denominação de Federação do Comércio de Brasília, para Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Distrito Federal (Fecomércio/DF).
Desde sua criação, a Fecomércio dedica-se integralmente à representação e defesa de interesses do setor.
Sigla: FECOMÉRCIO/DF
Nome: FEDERAÇÃO DO COMÉRCIO DE BENS, SERVIÇOS E TURISMO DO DISTRITO FEDERAL.
Telefone: (61) 3038-7500
E-mail: [email protected]
Site: www.fecomerciodf.com.br
Endereço: Setor de Grandes Áreas Norte (SGAN) Quadra 712/912, Conjunto E, Brasília-DF, CEP: 70 790-125
CNPJ: 00.113.605/0001-99
Cod. Sind.: 002.193.00000-4
Mandato: 21/06/2022 a 21/06/2026