Foi realizada, na noite desta sexta-feira (6), a tradicional confraternização do Sistema Fecomércio-DF, que integra o Sesc, Senac, Instituto Fecomércio e a Federação do Comércio do Distrito Federal. O evento marcou as últimas reuniões do ano da diretoria e dos conselhos do Sesc e Senac, nas quais foram apresentados os balanços de resultados e as principais ações realizadas em 2024.
Após as reuniões, o presidente do Sistema Fecomércio-DF, José Aparecido Freire, recebeu autoridades de governo, parlamentares, empresários, representantes do setor produtivo e colaboradores de todas as casas em uma celebração de encerramento do ano. Entre os convidados estava a vice-governadora Celina Leão.
Celina lembrou a marca histórica de mais de um milhão de empregos formais no DF e atribuiu o bom desempenho ao setor produtivo. Em nome do presidente do Sistema Fecomércio-DF, ela falou para os presidentes de sindicatos da base da federação e todos os empresários do DF.
“Aparecido, você tem uma Câmara Distrital que está atenta aos seus pedidos, independentemente de qual partido você ou eles pertençam. Você tem um governador que mantém as portas do Palácio abertas para recebê-lo. E você tem a demanda de um setor que você sempre traz para nós. Isso tem trazido muitos resultados positivos para nossa cidade, que hoje tem um título que considero um dos mais belos que nós temos – o de melhor cidade com qualidade de vida para se viver no Brasil”, disse a vice-governadora.
Resultados em 2024
Representando quase 95% do PIB privado do Distrito Federal, a base da Fecomércio-DF é formada por 27 sindicatos dos setores de comércio de bens, serviços e turismo, reunindo cerca de 227 mil CNPJs e empregando mais de 380 mil trabalhadores formais.
Durante a confraternização, Aparecido destacou alguns resultados alcançados durante o ano. “De janeiro a setembro, tivemos um crescimento de 5,5% no comércio e 4,5% nos serviços. Já no campo da empregabilidade, os números impressionam. O setor de serviços gerou quase 21 mil novas vagas de trabalho entre janeiro e outubro, enquanto o comércio criou mais de 5 mil postos formais no mesmo período”, anunciou.
No âmbito do Sistema Fecomércio-DF, os resultados citados incluem o recorde no programa de segurança alimentar Sesc Mesa Brasil, que arrecadou mais de dois milhões de quilos de alimentos no DF, além de um público de mais de 93 mil pessoas em nove shows espalhados pelas regiões administrativas (RAs). Também foram registradas 250 mil novas credenciais do Sesc-DF em 2024.
Já o Instituto Fecomércio-DF aumentou em 12% a quantidade de empresas credenciadas para receber jovens aprendizes e estagiários, que juntos somaram mais de 5,3 mil pessoas entrando pela primeira vez no mercado de trabalho – um aumento de 4% em relação a 2023.
O Senac-DF se destacou pela inauguração do Café Escola Casa de Chá na Praça dos Três Poderes, que, em 100 dias de funcionamento, recebeu mais de 45 mil visitantes e ganhou o prêmio de novidade gastronômica do ano. Outro destaque foi a compra do edifício Centro-Oeste, no Setor Comercial Sul (SCS), um local com nove andares, 23 salas de aula e laboratórios modernos, que irão abrigar a primeira escola de economia criativa do DF. A novidade contribuirá para a revitalização da área, que já foi a mais valorizada e movimentada do centro da capital. A inauguração está prevista para o primeiro semestre de 2025 e irá movimentar mais de 5 mil pessoas na região.