• Lúrya Rocha
  • 12/08/2024
Sistema Fecomércio-DF e província argentina planejam aproximação e intercâmbio de boas práticas trabalhistas

Nesta segunda-feira (12), a diretora do Instituto Fecomércio-DF, Regina Malheiros, reuniu-se com o Secretário do Emprego e Desenvolvimento Empreendedor do Ministério do Trabalho, Emprego e Segurança Social da província argentina Santa Fé, Hernán Franco. Durante o encontro, foram analisadas as relações de trabalho do Distrito Federal e da província, com o intuito de desenvolver projetos para levar as boas práticas do Sistema Fecomércio-DF para a Argentina. Também estiveram presentes a assessora de Relações Internacionais da Fecomércio-DF, Bárbara Teles, o diplomata Joaquín Coniglio e a secretária plena da Seção Cultural da Embaixada da Argentina, Renice Fonseca.

O secretário frisou a pretensão de fomentar a cultura como meio de trabalho e atrair jovens argentinos para o mercado a partir do conhecimento e experiência do sistema no Distrito Federal. Destacou, ainda, a nova lei de Reforma Laboral que começará a ser implementada na Argentina como forma de melhorar o dinamismo e a inovação no país. Já Regina Malheiros discutiu a forma de atuação do Sistema Fecomércio-DF no âmbito educacional e trabalhista. Uma das principais ações do Instituto é acompanhar jovens desde a formação educacional até a inserção profissional. A partir disso, as iniciativas da entidade são regidas pelas Leis da Aprendizagem (10.097/00) e do Estágio (11.788/08), que estabelecem as diretrizes do emprego de jovem aprendiz e de estagiário.

Por fim, os representantes firmaram a intenção de trabalhar em conjunto para desenvolver projetos de boas práticas que possam ser aperfeiçoados em ambos os países, por meio de missões e intercâmbios. Esse encontro marca o início de uma colaboração e aproximação que promete gerar impactos positivos na qualificação e inclusão de jovens nos mercados de trabalho e na promoção da cultura como ferramenta de transformação social.