O Sistema Fecomércio-DF se tornou a primeira entidade do setor produtivo a apoiar a campanha O DF é da Gente, lançada neste mês pela Seccional do Distrito Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/DF). O movimento visa mobilizar a sociedade em torno da manutenção do Fundo Constitucional (FCDF), posicionando-se contrário à transferência de recursos para o governo federal e também contra a federalização das forças policiais da capital.

O convite para o presidente do Sistema Fecomércio-DF, José Aparecido Freire, foi feito pelo presidente da OAB-DF, Délio Lins e Silva Júnior, nesta terça-feira (21). “A parceria tende a crescer entre nós do setor produtivo, que sabemos a importância do Fundo Constitucional para o desenvolvimento do DF. Seria um grande retrocesso se perdêssemos esses recursos e não tivéssemos gerência sobre nossas policias”, disse Aparecido.

Lins lembrou que o valor estimado do FCDF neste ano é de R$ 22,9 bilhões. “É um dinheiro empregado na manutenção da Polícia Civil, da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros e de serviços públicos de saúde e de educação”, detalhou. Segundo o presidente da OAB-DF, a intervenção temporária na segurança pública, decretada após os atos de depredação na Praça dos Três Poderes, em 8 de janeiro, estão superadas, e nada justifica quaisquer intenções ou ações que abalem a autonomia do DF.

Sob sugestão de Aparecido, Lins planeja lançar a campanha, oficialmente, no dia 21 de abril, durante o aniversário de Brasília. Até lá, o presidente da OAB-DF espera conquistar mais apoio de entidades e personalidades da capital federal.

Também participaram da reunião o 3° vice-presidente da Fecomércio-DF, Ovídio Maia, a presidente da Subseção Gama e Santa Maria, Graciela Slongo, e o presidente da Comissão de Direito Urbanístico e Regularização Fundiária, Leonardo Serra.