• 03/10/2019
Sindvamb e GDF estudam parceria para levantar dados sobre trabalho dos ambulantes

O presidente do Sindicato do Comércio de Vendedores Ambulantes do DF (Sindvamb), Bartolomeu Gonçalves Martins, e a vice-presidente da entidade, Cristiane Carvalho, se reuniram nesta quarta-feira (2), no Palácio do Buriti, com representantes do Executivo local. O objetivo do encontro foi estabelecer uma parceria para realizar um levantamento de dados da categoria. “Com a informação de número de trabalhadores ambulantes e a área em que atuam teremos a capacidade de trabalhar com mais exatidão para o desenvolvimento sustentável dos comércios de ambulantes na capital”, ressalta Bartolomeu Martins.

A vice-presidente da entidade, Cristiane Carvalho, explica que o levantamento de dados trará uma maior facilidade para aplicar recursos, com o intuito de que os ambulantes tenham capacitação profissional adequada e estejam dentro da lei. “Estamos pensando em maneiras de resolver conflitos e sanar questões pertinentes. É impossível fazer isso sem ter esses dados em mãos”, diz Cristiane. A proposta de parceria ofertada pelo sindicato coloca a disposição do governo local todo o banco de dados da entidade e relatórios.

Também foi apresentado ao Executivo um pedido de formação de um grupo de trabalho para corrigir algumas divergências da Lei nº 6.190, que reconhece a profissão de vendedor ambulante em todo o território do DF, para que as administrações, secretarias e ambulantes trabalhem de forma unida. Participaram da reunião o secretário de governo, José Humberto; secretário das cidades, Cleber Monteiro, e o presidente da Companhia de Desenvolvimento Habitacional (CODHAB), Wellington Luiz.