• 25/10/2019
Sindeventos e Fetracom assinam convenção coletiva

Com o apoio da Fecomércio, por meio do núcleo de atendimento sindical, o presidente do Sindicato das Empresas de Promoção, Organização, Produção e Montagem de Feiras, Congressos e Eventos do Distrito Federal (Sindeventos-DF), Luís Otávio Rocha Neves, e o presidente da Federação dos Trabalhadores no Comércio e no Setor de Serviços do Distrito Federal (FetracomDF), Alberto Oliveira Santos, assinaram nesta sexta-feira (25), na sede da Fecomércio, a convenção coletiva de trabalho da categoria de 2019/2020.

Ficou acertado um reajuste de 5,07% no salário passando para o piso inicial, dependendo da categoria, de R$ 1.350,52. O ticket refeição ficou em R$ 22 por dia. O presidente do Sindeventos-DF disse que as negociações ocorreram de forma tranquila. “Conseguimos equalizar a necessidade do trabalhador com os empresários do setor. Foi um acordo sadio”, ressalta Neves. Já o presidente da FetracomDF disse que a Convenção Coletiva é um importante instrumento para a harmonia entre as entidades. “Tudo ocorreu com êxito”, declarou.

Como inovação, na CCT 2019/2020, foi instituída a Comissão de Conciliação Prévia Intersindical – CCPI, por meio da qual é possível auxiliar os empresários no processo de mediação das rescisões contratuais. Também é possível mediar processos de emissão de Termos de Quitação Anual, ambos com eficácia liberatória, definida entre as partes envolvidas (empregado e empregador).