Segundo pesquisa divulgada pelo Dieese, nesta quarta-feira (26), o nível ocupacional no DF teve uma expansão de 4,2%. A taxa equivale a um total de 49 mil pessoas empregadas, em comparação com 2009.Entre os setores que mais abriram posto de trabalho, o primeiro foi o de serviços, que empregou 33 mil pessoas e, em segundo, o de comércio, que gerou sete mil empregos.
Segundo o presidente da Fecomércio-DF, Adelmir Santana, o destaque obtido na maior concentração de empregos pelo setor de serviço e comércio é tradição.
“Brasília tem sua vocação econômica no terceiro setor, principalmente na prestação de serviços”. Adelmir ressalta que em 2011, apesar das medidas de contenção de gastos anunciadas pelo novo governo, os serviços devem apresentar alta no desempenho e na geração de postos de trabalho.No DF, o ano de 2010 foi o sétimo consecutivo em que a taxa de desemprego diminuiu. O índice passou de 15,8% em 2009 para 13,6% em 2010.
Uma das menores taxas nos últimos 18 anos. Também é possível perceber um acréscimo de 10,4% do trabalho com carteira assinada e o decréscimo de trabalhadores autônomos, de 5,7%. De acordo com a pesquisa Conjuntural realizada pelo Instituto Fecomércio, no ano de 2010, o índice fechou com expansão de 12,73%.