A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) realizou sessão solene em homenagem aos 54 anos da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Distrito Federal (Fecomércio-DF). Embora a data oficial seja 28 de dezembro, a celebração foi antecipada devido ao recesso de fim de ano. De iniciativa do presidente da CLDF, deputado distrital Wellington Luiz, a cerimônia ocorreu no plenário e contou com a presença do presidente da Fecomércio-DF, José Aparecido Freire, além de presidentes de sindicatos da base, diretores regionais e conselheiros do Sesc-DF e Senac-DF, parlamentares, empresários e colaboradores das duas instituições.

Representando quase 95% do PIB privado do DF, o setor de comércio de bens, serviços e turismo reúne mais de 230 mil CNPJs e emprega cerca de 380 mil trabalhadores com carteira assinada por empresas representadas pela Fecomércio-DF. Além de lutar por políticas de desenvolvimento do setor, que gera renda e emprego para a capital, a Federação desempenha, historicamente, importante papel social e educacional, beneficiando não só comerciantes e comerciários, mas toda a população por meio de seus braços sociais, Sesc-DF e Senac-DF. Também integra o Sistema o Instituto Fecomércio-DF, que realiza pesquisas e insere jovens estudantes no mercado de trabalho.

José Aparecido Freire agradeceu a homenagem promovida pelo presidente da CLDF e saudou os membros do Executivo e do Legislativo local, com os quais os dirigentes do Sistema Fecomércio mantêm diálogo constante em busca de projetos de desenvolvimento social.

“Independentemente de partido ou ideologia, trabalhamos pelo Distrito Federal. O Executivo e o Legislativo devem atuar junto ao setor produtivo, e, nos últimos três anos, temos colaborado mutuamente. Hoje, podemos ver a classe empresarial próxima do governo e dos parlamentares, em um ambiente de trabalho mais democrático”, destacou o presidente.

O deputado Wellington Luiz falou a importância da Fecomércio-DF para a economia do Distrito Federal e seu compromisso com o desenvolvimento sustentável. “Celebramos não apenas os 54 anos da Fecomércio, mas também a dedicação de todos desse sistema que fortalecem setores essenciais para nossa sociedade”, afirmou.

Décadas de Parceria

O deputado distrital Chico Vigilante relembrou seu primeiro contato com a Fecomércio-DF em 1979, quando, após ser expulso da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Comércio, recebeu apoio da Federação por meio do então presidente Newton Rossi. “Graças ao acolhimento da Federação, tivemos êxito na primeira greve de vigilantes do Brasil”, relatou.

Vigilante também mencionou o apoio de Aparecido quando organizava a associação de vigilantes, no início dos anos 80. “Os bancos não queriam deixar a gente entrar, mas o Zé era bancário e convenceu seu diretor de que não éramos uma ameaça. Isso foi há 45 anos. Por isso, você é parte do que nos tornamos hoje”, disse emocionado.

Projetos conjuntos

A deputada distrital Dayse Amarílio expressou gratidão a José Aparecido e a Vitor Corrêa pela parceria no projeto Profissão Saúde, que qualifica técnicos de enfermagem para o ambiente de trabalho. “Em nome dos técnicos de enfermagem do DF, quero agradecer a você, presidente José Aparecido, uma pessoa de grande coração, e ao Vitor e sua equipe, que transformaram nossa realidade. Sem essas parcerias, não teríamos conseguido”, declarou.

O subdefensor-geral Fabrício Rodrigues de Sousa, representando o defensor público-geral Celestino Chupel, exaltou a parceria com o Sistema Fecomércio-DF na realização de projetos conjuntos. “É uma honra participar do Fecomércio Mais Perto de Todos e tê-los como parceiros em ações como o Dia da Mulher e o Dia do Cidadão, levando serviços aos participantes”, destacou.

Frequentadores do Sesc-DF

O deputado distrital Max Maciel, ex-comerciário e frequentador do Sesc-DF, contou que hoje sua família continua a usufruir dos benefícios da entidade. “Minha filha faz tratamento dentário e natação no Sesc. Quando queremos capacitação profissional, vamos ao Senac”, afirmou.

Maciel também lembrou a alegria de participar da inauguração do Sesc Ceilândia, em 2007, a maior unidade da entidade no DF. “A motivação era o movimento social e cultural. Hoje, a unidade conta com o teatro Newton Rossi, que oferece espetáculos gratuitos e de qualidade para a comunidade”, completou emocionado.

Por fim, Maciel mencionou projetos realizados com o apoio da Fecomércio-DF, como o Festival de Rock na 913 Sul e o Festival de Cinema, que percorreu o Distrito Federal.

A deputada federal Érika Kokay, também ex-comerciária e beneficiária dos programas do Sesc, ressaltou que o Sistema Fecomércio-DF não atende apenas aos comerciários, mas beneficia toda a população, proporcionando acesso a programas sociais e culturais. “O Sistema Fecomércio-DF está de parabéns por cumprir essa missão”, finalizou.

Posso ajudar?

Pular para o conteúdo