• Sinval Neto
  • 31/07/2024
Sesc-DF: unidade do Guará recebe escritura pública e garante permanência com segurança jurídica

O governador Ibaneis Rocha entregou, nesta quarta-feira (31), ao presidente do Sistema Fecomércio-DF, José Aparecido Freire, e ao diretor regional do Sesc-DF, Valcides de Araújo, a Escritura Pública de Concessão de Direito Real de Uso (CDRU-S) da unidade do Milton Carlos da Silva, localizada no Guará. O documento traz segurança jurídica e garantia de permanência no local para o clube mais tradicional da cidade. A regularização também garante a tranquilidade para carca de 25 mil pessoas atendidas mensalmente e os mais de quatro mil alunos matriculados em diversas modalidades.

Com o documento, o Sesc-DF garante não só concessão e direito de uso do espaço por mais 30 anos, prorrogáveis por iguais períodos, mas também a preferência de compra do terreno no futuro. Localizado no SRIA QE-4 Lote A, o Sesc Guará é um ponto de encontro da comunidade para atividades recreativas, de lazer e esportivas. Desde a década de 1970, as instalações representam uma ocupação histórica na região, onde já funcionou uma unidade do Clube Vizinhança e também o Clube de Regatas Guará.

Para o presidente do Sistema Fecomércio-DF, José Aparecido Freire, o documento permitirá ao Sesc do Guará seguir o projeto de desenvolvimento. “Gostaria de agradecer ao senhor, governador Ibaneis, e à toda equipe do GDF pela constante disposição em proporcionar segurança jurídica ao Distrito Federal, à população e aos empresários, e hoje especificamente ao Sesc. Isso é muito importante. Em nome de todo o setor produtivo da Fecomércio, que representa 93% do PIB, queremos expressar nossa gratidão por essa regularização que aguardávamos há mais de 25 anos”, detalhou Aparecido.

A concessão de uso ao Sesc-DF faz parte da política pública do GDF voltada a regularização de ocupações históricas de associações ou entidades sem fins lucrativos, conforme previsto na lei distrital nº 6.888/2021. Parte dessas ocupações é composta de clubes esportivos, dos quais 58 ocupam terras públicas e podem ser regularizados.

Durante a cerimônia, o governador Ibaneis Rocha enalteceu a parceria com o Sistema Fecomércio-DF.  “Temos uma parceria muito forte com a Fecomércio e o Sistema S, como um todo, que tem uma colaboração muito grande com a sociedade do DF, levando serviços e muitas coisas importantes. E a Terracap vem fazendo um grande trabalho na regularização fundiária, trazendo segurança jurídica. Uma das coisas que mais prezo é a segurança jurídica para termos cada vez mais desenvolvimento na cidade”, disse.

Investimentos no DF
O evento, realizado na própria unidade do Guará, marcou um momento histórico para a instituição. Reuniu, além de colaboradores da casa, conselheiros do Sesc-DF e presidentes de sindicatos, que comemoraram o fim dos entraves para a execução de projetos de melhoria na unidade.

O diretor regional do Sesc-DF, Valcides Araújo, destacou que o instrumento assinado permitirá, finalmente, investir de forma maciça na modernização do Sesc Milton Carlos da Silva. “Muito nós já fizemos, como piscina, academia e equipamentos, por exemplo. E só nesses pequenos reparos, investimos cerca de R$ 4 milhões. Temos muitos planos para o Sesc Guará e para todo DF”, enfatizou.

Quem vive a rotina do clube diariamente comemorou a novidade. É o caso da aposentada Iones de Maria Maia Pinheiro, 64 anos. “Eu amei, porque precisava fazer reforma, e sempre falaram que não podia mexer por causa que o Sesc não era do Sesc. Tem mais de 20 anos que eu frequento aqui. Entrava governo, saía governo e sempre falavam assim: ‘não, não é nosso, né?’ Dependia do governo para liberar. E esse governo liberou e está aí, tanto que o governador veio trazer a escritura, isso é muito bom”, elogiou.