• Lúrya Rocha
  • 13/08/2024
Senac e L’Oréal firmam parceria para criar o 1º Centro de Referência do DF voltado para a capacitação de jovens na área da beleza

Representantes do Senac-DF e da L’Oréal assinaram, na tarde desta segunda-feira (12), acordo de cooperação técnica para capacitação de jovens na área de beleza. Participaram do lançamento do projeto o presidente do Sistema Fecomércio-DF e do Conselho Regional do Senac-DF, José Aparecido Freire, o diretor regional do Senac-DF, Vitor Corrêa, o presidente do Simbeleza-DF, Gustavo Nakanishi, o conselheiro Célio Paiva e a diretora de educação profissional da instituição Cíntia Gontijo. A assinatura do termo ocorreu em São Paulo, durante o L’Oréal PRO Summit 2024, evento de imersão para o público profissional, idealizado pela marca.

Durante o evento, foi anunciado, ainda, o espaço onde será sediado o novo Polo de Educação Profissional do Senac-DF e o modelo educacional proposto. O projeto, intitulado Geração PRO, irá oferecer formação e capacitação na profissão de cabeleireiro, e a expectativa é de que mais de 300 jovens sejam certificados no período de 18 meses.

De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD), realizada pelo IBGE, atualmente, um em cada cinco jovens no Brasil não estuda e nem trabalha, sendo esse grupo formado, em sua maioria, por mulheres pretas e pardas. Além disso, a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) estima que o Brasil já perdeu cerca de R$46,3 bilhões no PIB em razão da falta de inclusão produtiva de jovens. A partir disso, o Geração PRO foi pensado para transformar o cenário atual e garantir mais oportunidades de mobilidade social.

“Vemos uma super oportunidade quando olhamos para o salão de beleza, já que 44% dos salões dizem não conseguir encontrar profissionais de qualidade no mercado. Ao nos unirmos a um grande player como o Senac, reforçamos nossa responsabilidade em fomentar um segmento profissional com inovação em serviços, produtos e pessoas, entendendo o salão como importante catalisador de mudanças sociais” afirma Joana Fleury, diretora da divisão profissional no Brasil.

Novo espaço no DF

Localizado no Shopping Conjunto Nacional, em Brasília, em um espaço de 155m², o novo Polo de Educação Profissional do Senac-DF contará com turnos pela manhã, tarde e noite, formando, ao todo, 45 jovens por mês. A primeira turma terá início em novembro deste ano no curso de Cabeleireiro Básico, cujo objetivo é ensinar os conceitos básicos para o início da jornada profissional.

“Esse lançamento significa muito para o segmento de beleza no Distrito Federal. São mais de 23 mil empresas e mais de 70 mil trabalhadores que representam o setor, principalmente nos salões de beleza, e necessitam de qualificação profissional de excelência. A parceria do Senac com a L’Oréal demonstra a preocupação em levar cada vez mais qualidade para essas formações e atender bem a clientela de Brasília com serviços de alta qualidade. O projeto também tem como foco a juventude. Buscamos capacitar essa parcela extremamente importante da sociedade que tem dificuldade de ingressar no mercado de trabalho. Com essa parceria, o Senac-DF ajuda a promover a inclusão produtiva desses jovens”, destacou Vitor Corrêa.

O Senac-DF já possui sete unidades com salão de beleza-escola no Distrito Federal e mantém um portfólio de cursos de beleza com 23 títulos. A previsão é realizar 4.074 matrículas até o final de 2024.

Para completar o ciclo educacional e potencializar as taxas de empregabilidade, os cursos também contarão com o apoio do Simbeleza-DF e da Rede Hélio, importante rede de salões do Distrito Federal, que tem como compromisso apadrinhar parte desses alunos em seu corpo de profissionais.

“No Grupo L’Oréal, acreditamos que exercemos um papel que vai além do esperado da esfera privada. Nossa agenda extra financeira e nosso foco em iniciativas sociais têm um peso enorme em tudo que idealizamos e fazemos. Nesse sentido, temos o L’ORÉAL PARA JOVENS, que visa não somente oferecer oportunidades de trabalho para pessoas em início de carreira, como também desenvolvê-los para o mercado. A taxa de desemprego entre os jovens no Brasil está entre as mais altas do mundo e muitos deles não sabem o que querem fazer, não conhecem os caminhos, nem possuem as ferramentas necessárias para ingressar no mercado de trabalho. Investir na juventude é investir no nosso futuro,” afirmou Helen Pedroso, diretora de Responsabilidade Corporativa e Direitos Humanos do Grupo L’Oréal no Brasil.