Segurança Pública foi o tema da oitava edição do projeto institucional Brasília 2015, que ocorreu nesta quarta-feira (30) na sede da Fecomércio-DF. “O nosso intuito é fazer uma publicação da Federação junto à suas bases e especialistas para que possamos entregar ao próximo governador do DF. É uma discussão pluralista sobre a cidade”, disse o presidente da Fecomércio, Adelmir Santana.
O especialista em segurança pública da UnB, Antônio Flávio Testa, abordou questões sobre as desigualdades sociais entre o Plano Piloto e as cidades do entorno do DF e redução da maioridade penal. “É preciso mudar a formação da juventude. Faltam campanhas educativas para ensinar a criança e o adolescente a gostar mais da sociedade. Não podemos falar do futuro sem pensar nos jovens”, defendeu. O diretor geral da Polícia Civil do DF, Jorge Luiz Xavier, ressaltou que o sistema judiciário penal não acompanha a ação da polícia. “Os criminosos são presos e condenados, porém, oito meses depois estão soltos na rua cometendo outros crimes contra a população”, disse Jorge Luiz.
Também participaram como debatedores o coronel da Polícia Militar do DF, Wilson Rogério Moretto e o diretor técnico do Detran, José Lima Simões. O deputado distrital Dr. Michel (PP) esteve presente como convidado. As desigualdades sociais, o tráfico de drogas e a falta de uma reforma do Estatuto da Criança e do Adolescente foram alguns pontos apontados para o crescimento significativo da violência no Distrito Federal.