• 22/10/2019
Secovi e sindicato dos trabalhadores em imobiliárias assinam convenção coletiva

Com o apoio da Fecomércio, por meio do núcleo de atendimento sindical, o presidente do Sindicato da Habitação (Secovi-DF), Ovídio Maia, e o presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Imobiliárias e condomínios do DF (Seicon-DF), Afonso Lucas Rodrigues, assinaram nesta terça-feira (22), na sede da Fecomércio, a convenção coletiva de trabalho da categoria de 2018/2019 e de 2019/2020. Ficou acertado um reajuste de 3% no salário para o período de 2018/2019 e 4,7% para 2019/2020. O Ticket refeição passou de R$ 26 para R$ 27 por dia. O presidente da Fecomércio-DF, Francisco Maia, também participou da assinatura.

O presidente do Secovi, Ovídio Maia, destacou que está muito satisfeito. “Após dois anos de debate chegamos a um consenso, buscando um equilíbrio. A convenção buscou respeitar o trabalhador e as empresas. Queremos trabalhar com sensatez e respeito”, disse. “Sem convenção nós não representamos ninguém. Acredito que essa assinatura foi boa para ambas as partes”, explicou o presidente do Seicon, Afonso Lucas.

Como inovação, na CCT 2019/2020, foi instituída a Comissão de Conciliação Prévia Intersindical – CCPI, por meio da qual é possível auxiliar os empresários no processo de mediação das rescisões contratuais. Também é possível mediar processos de emissão de Termos de Quitação Anual, ambos com eficácia liberatória, definida entre as partes envolvidas (empregado e empregador).