O Serviço Social do Comércio do Distrito Federal (Sesc-DF) iniciou, nesta semana, um projeto em parceria com a Secretaria de Segurança Pública (SSP-DF) para a oferta de atendimento psicológico e médico, com foco em saúde mental, para agentes de segurança da capital. Os primeiros beneficiados com o projeto são os policiais militares, que já estão sendo atendidos. A proposta será estendida futuramente para policiais civis, bombeiros e agentes do Detran.

A assinatura do termo que oficializou o acordo foi feita na noite de terça-feira (9), na unidade do Sesc Valdenir Machado (Estação 504), na presença do presidente do Sistema Fecomércio-DF, José Aparecido Freire, do diretor regional do Sesc-DF, Valcides Araújo, do secretário de Segurança Pública do DF, Sandro Avelar, da comandante-geral da PMDF, Coronel Ana Paula Barros, do comandante-geral do CBMDF, Coronel Sandro Gomes, e do delegado-geral da Polícia Civil do DF, Dr. José Werick de Carvalho, além dos conselheiros do Sesc e do Senac.

O presidente Aparecido, que costurou o acordo juntamente com o governador Ibaneis Rocha e o secretário de Segurança, disse que se sente honrado em poder contribuir para a melhoria da segurança pública no DF. “As forças da segurança pública têm ajudado muito na realização dos nossos projetos sociais, como nos grandes shows, nas corridas de rua e no Fecomércio Mais Perto de Todos. Por isso, é extremamente gratificante ajudar aqueles que protegem a nossa população, retribuindo com esse acordo de cooperação que foca na saúde mental e na qualidade de vida desses profissionais”, afirmou.

Segundo o acordo, serão disponibilizados 12 profissionais de saúde do Sesc-DF, incluindo 10 psicólogos e dois psiquiatras. A medida integra o programa de qualidade de vida no trabalho de prevenção e promoção de saúde da política de segurança, o DF Mais Seguro.

“A saúde mental e física dos servidores da segurança pública é uma das prioridades da política de segurança do DF, por meio do DF Mais Seguro”, afirma o titular da SSP, Sandro Avelar. “Estamos atuando em diferentes áreas, firmando parcerias e em busca de ações que tenham como foco a saúde mental e a valorização de nossos profissionais. Neste segmento, temos um centro de apoio biopsicossocial em construção, passamos a fazer parte do programa de atendimentos psicológicos do Ministério da Justiça e estamos apoiando ações específicas em cada força de segurança.”

Posso ajudar?

Pular para o conteúdo