O quiosque é especialmente atrativo para iniciantes porque custa bem menos do que uma loja. O investimento em uma franquia em quiosque, por exemplo, varia de R$ 60 mil a R$ 300 mil, enquanto uma loja convencional de shopping custa de R$ 500 mil a R$ 1 milhão. Os dados são da Associação Brasileira de Franchising (ABF). Além disso, o aluguel é reduzido em função do espaço do estabelecimento.

De acordo com Daniel Plá, advogado e professor de varejo da Fundação Getulio Vargas e ex-presidente da ABF, o investimento inicial é menor principalmente por causa das luvas. Os shoppings não costumam cobrá-las de quiosques, mas de lojistas com contratos superiores a cinco anos. O valor varia geralmente de R$ 100 mil a R$ 500 mil.

Um ponto importante para qualquer negócio é a localização. No caso do quiosque, o shopping deve ter o mesmo público-alvo do produto que será vendido e, uma vez ali, o ideal é que fique num ponto com alta circulação. Mas essa escolha não depende só do comerciante. “Há seleção muito criteriosa de quem vai ocupar esses pontos. Quando o empresário nos procura, avaliamos primeiro o projeto, o produto, a apresentação do quiosque e se tem uma equipe bacana. Há também uma política de equilíbrio do espaço do mall”, afirma o superintendente do ParkShopping, Marcelo Martins. O quiosque tem as mesmas obrigações administrativas das demais lojas de um shopping.

Deixe um comentário

Pular para o conteúdo