O projeto de lei que regulamenta a profissão de tecnólogo está perto de ser aprovado pela Câmara dos Deputados. A matéria (nº 2.245/07) foi aprovada no dia 27 de março, na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJC), e agora será analisada pelo Plenário. Uma vez aprovada, a proposta seguirá para votação no Senado.
O curso tecnológico guarda especificidades em relação às outras modalidades de cursos superiores por ser uma formação mais rápida e direcionada para as demandas do mercado de trabalho. Portanto, no Brasil, tais cursos existem desde o final da década de 1960, mas, nos últimos anos vem crescendo exponencialmente em termos de número de matrículas e, consequentemente, de profissionais.
Na opinião da diretora da Faculdade Senac-DF, Flávia Furtado, o projeto de lei significa um grande avanço para o País. “Com a nova medida, poderá se normatizar e fiscalizar a qualidade do exercício e das atividades do profissional por parte dos conselhos federais e regionais da respectiva área de atuação”, explica Flávia. Ela também ressalta que os cursos tecnólogos são cursos superiores. “Assim como os bacharelados e as licenciaturas, os cursos superiores de tecnologia permitem a continuidade dos estudos por meio de uma pós-graduação, após sua conclusão, além de garantir a admissão em concursos que exigem nível superior”, diz.
De acordo com o Ministério da Educação (MEC), as matrículas em cursos tecnólogos superiores são as que mais crescem no país. Em 2008, por exemplo, o país contava com 539 mil matrículas. O número que subiu para 680 mil em 2009. “O PL chancela a atuação de milhares de trabalhadores que a partir de agora poderão contar com o registro profissional concedido pelo Ministério do Trabalho e do Emprego, por meio de suas delegacias regionais”, esclarece a Diretora da Faculdade Senac, Flávia Furtado.
A Faculdade Senac oferece quatro cursos tecnológicos autorizados pelo Ministério da Educação. São eles: Gestão Comercial, Gestão de Tecnologia da Informação, Gestão em Recursos Humanos e Gestão em Marketing. Para mais informações ligue no número: 3217-8821.