Alunos do curso Organizador de Eventos, da unidade do Senac de Tecnologia do Turismo e Hospitalidade (TTH), realizaram na manhã desta quinta-feira (01) o Projeto Integrador, que marca o encerramento do curso. Os nove estudantes foram desafiados a criar um evento baseado no mercado real, onde tiveram que atuar em diversas áreas como planejamento, check list e realizar o próprio evento sobre marketing pessoal. O resultado final foi o encontro chamado O Poder da Imagem Profissional, que reuniu, no auditório do Senac da 903 Sul, estudantes de outras unidades e entidades para assistirem palestras e uma apresentação cultural. A abertura do evento foi precedida por um coffee break, produzido pelos alunos do curso de Padeiro da unidade TTH.
“As palestras foram sobre marketing pessoal e imagem pessoal, todas relacionadas com o mercado de trabalho. A gente trabalhou com temas como fazer um currículo melhor, como usar seu marketing pessoal na entrevista de emprego para ter mais sucesso e também demos enfoque a várias situações que devem ser evitadas em uma entrevista de emprego”, explicou o instrutor do curso, Yuri Bayma. “Os alunos cuidaram do coffee break, do contato com os palestrantes, do que os palestrantes iriam apresentar e, posteriormente, vamos fazer o pós-evento, que também faz parte do evento, onde os alunos vão avaliar o que eles promoveram”, destaca o professor.
Para a gerente da unidade TTH, Aparecida Vieira Lima, a finalização do curso com a promoção de um evento como o realizado nesta manhã, é uma forma de preparar o aluno para o mercado de trabalho e incentivar a criatividade. “Não fica só na teoria. Nesse momento o instrutor é muito mais um mentor, um orientador, e mostra ao aluno o que é importante, o que vai ser o dia-a-dia daquele profissional”, destaca Aparecida. “Essa é uma ação importante da metodologia Senac. É o momento do teste, de checar como vai ser o exercício da profissão. Os alunos trouxeram um tema bastante rico, de imagem e de marketing pessoal”, conclui.
Presente à apresentação dos alunos, o presidente do Sindicato das Empresas Organizadoras de Eventos do Distrito Federal (Sindieventos), Luis Otávio Rocha Neves, destacou que Brasília tem um potencial muito amplo nessa área por ser a Capital do País. “Só tenho que parabenizar o Senac por dar oportunidade a esses jovens de ingressar no mercado de trabalho e no segmento eu tanto admiro e trabalho que é o segmento de eventos”, afirmou Luis Otávio, destacando que o Sindicato e o Senac podem aproveitar melhor os alunos qualificados. “O Sindieventos tem diversas empresas filiadas e eu acredito que a gente possa fazer essa parceria com o Senac, por meio de um cadastro dos alunos que estão se formando para que possam ser aproveitados pelas empresas filiadas ao Sindieventos, que são as maiores empresas da cidade”, declarou Luis Otávio.
Um dos palestrantes, o professor da área de moda do Senac, Fernando Marchi, falou sobre a união da imagem corporativa com a identidade visual, destacando que o mercado leva muito em consideração a forma como as pessoas se apresentam. “Como é o vestuário em relação à minha imagem, ele comunica aquilo que eu estou buscando? Foi uma explanação ligando a identidade visual e como se portar no mercado de trabalho a partir da minha imagem”, explicou, destacando a importância dessa conexão. “Isso é cada vez mais importante porque estamos na era do visual. Então vestir-se para uma ocasião se faz necessário hoje e você estar preparado, visualmente falando, abre portas, porque a beleza abre portas. Porém o conteúdo também está ligado a isso. Não adianta ter uma imagem plena se não vou ter um conteúdo para oferecer. Então quando a gente unifica essas duas áreas é sucesso total”, explica Fernando.
Alunos
João Pedro Nunes Santana é um dos alunos que participou do curso. Atuante na área de eventos, ele buscou o Senac para ter uma qualificação mais profissional. “Já trabalho na área de eventos, com formaturas de escolas e faculdades, só que sentia falta da parte técnica, uma parte mais profissional. Esse curso foi além das minhas expectativas, puxou bem para essa questão de imagem profissional. Foi muito mais do que eu imaginava que seria, que era trabalhar diretamente com eventos. Sou grato ao professor Yuri, ao Senac, e indico o curso porque vai muito além do que a gente imagina sobre eventos”, destacou o estudante.
Atuando na área de casamentos, Jessica Ferreira Bispo Rodrigues destacou que sentia a necessidade de mais de experiência e buscou o Senac para se qualificar. “Gostaria de agradecer muito essa oportunidade. Tive o privilégio de poder organizar melhor a minha forma de trabalhar por meio desse curso, tive a oportunidade de conseguir ter uma definição melhor da minha cartela de clientes, de ter um horizonte melhor a respeito da amplitude de eventos. “Por meio do curso ganhei mais firmeza para executar aquilo que eu já fazia”, afirmou.
A aluna Amanda Alves Rocha destacou que, ao procurar o curso, não sabia exatamente o que queria e por meio do Senac ganhou conhecimentos que levará por toda vida. “Eu costumo dizer que um professor, quando tira de nós o que a gente é capaz, a gente se realiza, e foi isso o que o professor fez. Eu comecei a ter o desejo de fazer coisas que achei que já não eram mais possíveis. Comecei a ter o desejo de falar inglês novamente porque minha colega falava inglês com ele. Comecei a perceber que nunca é tarde para aprender. Meu pai sempre fala: o conhecimento é algo que ninguém nos tirará”, lembrou Amanda. “Eu vi no curso que a qualquer momento da vida nós podemos aprender, a qualquer idade nós podemos aprender. Aqui no Senac eu aprendi, para além disso, que eu sou capaz de crescer. Hoje eu posso querer mais, ter um objetivo maior e quem sabe, ser alguém que passa a ter mais ideias criativas e até maiores para coisas que são mínimas. Agradeço a todo esse espaço que fomentou tanto conhecimento e também a todos os professores que participaram desse processo de aprendizagem. Nós recebemos uma instrução valiosa que servirá para toda a vida”, concluiu.