Empresários e presidentes de sindicatos da base da Fecomércio-DF acompanharam, nesta quinta-feira (1º), no Centro Empresarial CNC, o lançamento no Distrito Federal do Programa Senac Comércio – A experiência vende. Entre os objetivos do projeto está a oferta de qualificação para gestores e empresários que desejam se manter em sintonia com as novidades do mercado, cada vez mais competitivo. O presidente do Sistema Fecomércio-DF, Francisco Maia, fez a abertura do evento e destacou o papel do Senac. “O Programa Senac Comércio consegue descobrir novos rumos porque todos nós sabemos que com a tecnologia, muitas profissões estão sumindo e outras estão surgindo. E o Senac, com essa visão futurista, está conseguindo trazer ensinamentos sobre essas novas tendências”, informou Francisco Maia.
Para o presidente do sindicato que representa os Bares, Restaurantes e Hotéis da cidade (Sindhobar), Jael Antonio da Silva, o programa será muito bem recebido no mercado. “Hoje muitas empresas fecham as portas. Em Brasília, abre-se muitos estabelecimentos mas também fecha-se muitos. A maioria das vezes, o problema é a falta de preparo do empresário”, disse. “Quando o Senac proporciona a possibilidade do empreendedor enxergar melhor o seu negócio, ampliar o conhecimento, eu acho que o comércio, de uma maneira geral, sai ganhando”, disse Jael.
O presidente do comércio atacadista do DF (Sindiatacadista), Júlio Cesar Itacaramby, destaca que o mundo vem mudando, e o empresário precisa acompanhar o ritmo. “O mundo evolui a cada ano, muito mais do que no passado, devido à tecnologia. É uma grande oportunidade para os empresários aprenderem sobre novas ferramentas e desenvolverem melhor os seus estabelecimentos”, ressaltou.
O presidente do Simbeleza, sindicato dos salões de beleza e estabelecimento de estética, Célio Ferreira de Paiva, disse que o projeto é uma demanda antiga do setor. Segundo ele, os empresários do ramo sempre procuraram esse tipo de curso. “Com esse lançamento o Senac irá suprir uma necessidade do nosso mercado. Vai cair como uma luva. É realmente um tiro certeiro”, informa. O vice-presidente das empresas de Serviços de Informática, Charles Dickens, também elogiou o lançamento. “Qualquer curso que vise a educação do empresário para melhorar o negócio é maravilhoso, de fundamental importância. Hoje, qualquer comércio que não inovar e estudar está fora do mercado”, disse.
O advogado e empresário João Paulo Todde, também esteve presente na cerimônia de lançamento do Senac Comércio. Ele ressaltou que essa iniciativa aproxima os empreendedores do País aos norte-americanos e europeus, que contam com uma preparação desde a base para atuar no comércio. “É uma ação estupenda. O empresariado brasileiro tem muito espírito de empreendedorismo e muita garra. Mas, infelizmente, grande parte não conhece bem o procedimento de exportação, não só isso, mas toda uma trilha de desenvolvimento empresarial”, pontua. “Acredito que essa ação do Senac desempenhará um papel formidável junto ao empresariado, principalmente para prepará-los e colocá-los em patamar de nível internacional”, conclui João Paulo.