O número de empreendedores individuais no Brasil teve um crescimento de aproximadamente 200% no mês de janeiro, em comparação com o ano anterior.
Em 2010 o número de empreendedores registrados foi um pouco maior que 27 mil, neste ano, já são mais de 81 mil novos empreendedores.
Entre os estados brasileiros o Distrito Federal foi o quinto que mais contribuiu com a meta nacional de formalização. A expectativa do Sebrae é que, ainda neste ano, sejam formalizados 500 mil profissionais. Ao todo, desde 2008, o programa Empreendedor Individual, do Sebrae Nacional, já regularizou a situação jurídica de quase 900 mil autônomos.
Uma média de 2,6 mil registros feitos por dias e 16,3% da média nacional para este ano. Contudo, os analistas do Sebrae acreditam que se a entidade continuar alcançando a média de 16% de registros nos próximos meses, a meta nacional será alcançada em seis meses. De acordo com a analista de atendimento individual do Sebrae, Ivana Lima, o fator que contribuiu para este resultado foi a propaganda boca à boca feita pelos empreendedores que saíram da informalidade por meio da entidade.
“Nosso trabalho é divulgado por aqueles que já são formalizados e atestam os benefícios”, conta Ivana.