Por Francisco Maia
Presidente do Sistema Fecomércio-DF (Fecomércio, Sesc, Senac e Instituto Fecomércio)
O tempo é um dos conceitos mais abstratos da física moderna e o que mais inquietou um gênio como Albert Einstein. Na primeira lei da termodinâmica não há distinção entre o passado e futuro. Afinal, o que é o futuro? Falamos de profissões do futuro, em um momento que a velocidade da tecnologia nos obriga a correções a cada cinco anos. O futuro do amanhã será o passado do hoje.
Mesmo assim, é um tema fascinante. É provável que entre os próximos 5 a 8 anos, 35% das atuais profissões já terão desaparecido. Isso naturalmente não chega a ser uma tragédia, pois as profissões do futuro irão criar 1,7 milhões de novas oportunidades apenas em 2020. Este dado foi revelado por uma análise divulgada no Fórum Econômico Mundial em Davos neste ano. Mais três anos, em 2022, devem ser criados 6,1 milhões de empregos.
Revolucionárias tecnologias junto a tendências globais, como as constantes mudanças do clima, revelam uma necessidade de habilidades digitais e humanas para o desenvolvimento do trabalho. Embora a pesquisa revele que são grandes novidades de emprego do futuro, nós já começamos através do Senac a nos preparar para isso. Iniciamos cursos na área de tecnologia com currículos altamente especializados.
A análise mostra carreiras surgindo em sete áreas diversas e organizadas. Foi fundamental criar uma medida de oportunidade para cada uma das áreas escolhidas. O resultado é uma lista de 96 novas profissões. Destacam-se no primeiro grupo profissionais de Inteligência Artificial, Transcrição Médica, Cientistas de Dados, Especialistas de Sucesso do Consumidor, Engenheiro Full Stack e Terapeuta Respiratório. Não imagine que todas as novas profissões são para nerds mergulhados em telas de computador. Há também ambientes com sol, vento e natureza. Imagine-se em uma praia com coqueiro, mar azul e você trabalhando como técnico ou engenheiro em turbinas eólicas. Pois é, se quiser comece já. A formação é longa, mas o salário é bom. Varia de 10 a 25 mil reais.