
A reunião de diretoria da Fecomércio-DF, realizada nesta segunda-feira (24), contou com a participação do conselheiro do Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF), Manoel de Andrade. Convidado pelo presidente da Federação do Comércio, José Aparecido Freire, Andrade foi eleito em dezembro de 2024 para presidir a corte no biênio 2025-2026. O encontro faz parte de um esforço de aproximação entre instituições, com o objetivo de ampliar o diálogo e buscar parcerias que fortaleçam o setor produtivo da capital.
Durante o encontro, os empresários discutiram temas como mobilidade urbana, regularização fundiária, aumento do custo dos insumos e a expansão do metrô. Aparecido falou sobre a missão do Sistema Fecomércio-DF e a proximidade de Andrade com a população em seu processo de fiscalização. “Temos aqui alguém que já está na quarta gestão na presidência do TCDF. Fico extremamente feliz em recebê-lo e sou muito grato pela sua disponibilidade e abertura para esses diálogos tão importantes que se iniciam”, afirmou.

Em seguida, o presidente do TCDF apresentou a atuação da corte e destacou o papel do empreendedorismo no desenvolvimento econômico. “O TCDF é o guardião da qualidade do gasto público. Com visão de cidadão, servidor e um pouco empreendedor, tenho essa preocupação de garantir que os gastos sejam eficientes, cheguem onde precisam chegar e retornem para a sociedade”, disse Andrade.
O presidente do TCDF também ressaltou a importância do setor produtivo para o crescimento econômico. “Precisamos gerar riqueza e distribuí-la. E vocês, empresários, são os responsáveis por isso. Desta forma, é fundamental para mantermos o diálogo e a união entre nossos setores e os poderes que trabalham em prol da sociedade”, completou o conselheiro.
Este foi o segundo encontro do ano com a participação de um novo dirigente de entidade. Em janeiro, a reunião recebeu o presidente da OAB-DF, Paulo Maurício Siqueira, o Poli.