A defesa do Fundo Constitucional do Distrito Federal foi tema de destaque durante a 4ª Reunião de Governança CODESE-GDF, realizada nesta terça-feira (3) no auditório do Sinduscon-DF. O encontro reuniu lideranças do setor produtivo, empresários e diversas autoridades do GDF, como o governador Ibaneis Rocha, que fez um balanço da gestão em 2024 e incentivou a união de todos os segmentos no movimento.
Marcaram presença o presidente do Sistema Fecomércio-DF, José Aparecido Freire, o secretário de Governo José Humberto Pires, os presidentes da Fibra, CEB, Caesb e BRB, e representantes da sociedade civil organizada.
“Reforçaremos o diálogo com o Executivo, o Legislativo e entidades do setor produtivo, atendendo ao chamado do governador Ibaneis Rocha para mobilizar esforços em torno dessa importante causa”, afirmou o presidente do Sistema Fecomércio-DF, José Aparecido Freire.
Aparecido também divulgou, nas redes sociais da entidade, um vídeo em que expressa preocupação com a possível redução no Fundo, medida que pode impactar a saúde, a segurança, a educação, e desencadear efeitos negativos em diversos setores. “Com grande parte da renda do DF ligada ao setor público, alterações no Fundo Constitucional podem congelar salários, reduzir investimentos e diminuir o consumo”, afirmou.
“O tema será debatido na última reunião de diretoria da Fecomércio-DF, nesta sexta-feira (6), com os presidentes de 27 sindicatos, que reúnem cerca de 227 mil CNPJs e centenas de milhares de trabalhadores do setor de comércio de bens, serviços e turismo”, anunciou.
“O DF que a gente quer”
Além disso, como de costume, as 17 Câmaras Técnicas do Conselho de Desenvolvimento Sustentável e Estratégico do DF (Codese-DF) destacaram o avanço das ações de desenvolvimento propostas no documento “O DF que a gente quer em 2040”, elaborado em 2022 pela instituição. As ações abrangem as áreas de saúde, educação, segurança pública, sustentabilidade, tecnologia, inovação, desenvolvimento econômico, desenvolvimento urbano, turismo, cultura, esporte, economia criativa, vestuário e RIDE.
Em seu pronunciamento, Ibaneis Rocha reafirmou o compromisso de sua gestão com o modelo de governança participativa. “Nosso objetivo é continuar alinhando as políticas públicas às demandas da sociedade, com transparência e foco no desenvolvimento sustentável e a parceria com o Codese-DF é fundamental para transformar essas metas em realizações concretas”, declarou.
Ainda durante o encontro, o presidente do Conselho de Desenvolvimento Sustentável e Estratégico do DF (Codese-DF), Leonardo Ávila, apresentou a plataforma “O DF que a gente quer”. A ferramenta permitirá à população acompanhar o andamento das ações propostas, promovendo maior transparência e engajamento com a agenda de desenvolvimento da nossa cidade, e pode ser consultado no site da Codese-DF.