O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou nesta sexta-feira (30) que o Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro registrou alta de 1,5% no segundo trimestre de 2013 em relação ao primeiro trimestre. O PIB de serviços cresceu 0,8% no segundo trimestre do ano sobre o primeiro. Na comparação com o segundo trimestre de 2012, avançou 2,4%. No primeiro semestre deste ano, o PIB de serviços subiu 2,1% em relação ao mesmo período do ano passado.
Dentro de serviços, o subsetor comércio é destaque, com alta de 1,7%. Com relação ao setor externo, as exportações de bens e serviços cresceram 6,9% e as importações aumentaram em menor ritmo: 0,6%. Dessa forma o PIB em valores correntes alcançou R$ 1,2 trilhão no segundo trimestre.
É o melhor resultado nesse tipo de comparação desde o primeiro trimestre de 2010, quando a alta foi 2%. No primeiro trimestre de 2013, o crescimento foi de 0,6%. O destaque neste segundo trimestre foi para agropecuária, com crescimento de 3,9% ante o primeiro, seguida por indústria, com alta de 2%. O resultado do Produto Interno Bruto veio bastante acima do previsto por meio do indicador conhecido como “prévia do PIB”, do Banco Central. A instituição monetária havia divulgado, no dia 15 de agosto, que a atividade econômica brasileira tinha subido 0,89% na comparação com os três meses anteriores de 2013.
Foto: Cristiano Costa