A economia brasileira começou o ano com o pé esquerdo. O Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil cresceu 0,2% nos primeiros três meses de 2014, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgado nesta sexta-feira (30). A expectativa média do mercado em relação ao PIB era de alta de 2,0% na comparação com o mesmo período do ano passado.

A atividade comercial também não engrenou no ínicio do ano e registrou queda de 0,1% no primeiro trimestre de 2014, em comparação com 2013. Na opinião do economista da Confederação Nacional do Comércio (CNC), Fábio Bentes, o comércio teve o trimestre mais fraco desde a crise mundial de 2008, o que acabou impactando para baixo o PIB do País no início do ano. “Realmente tivemos um início de ano muito ruim para o comércio. Esperamos que a inflação e o preço do crédito dê uma aliviada. A expectativa é que o comércio apresente uma recuperação suave nos próximos meses”, explica Bentes. “Pelo lado positivo o mercado de trabalho teve um aumento razoável e a inadimplência está em nível baixo”, concluí Bentes.

O destaque do PIB foi a agropecuária que registrou incremento de 3,6%. O setor de serviços também avançou, mas em um ritmo menor que o da agropecuária. Em relação ao quarto trimestre do ano anterior, o avanço foi de 0,4%.

Deixe um comentário

Pular para o conteúdo