No fim de maio, começa o período de estiagem em todo o Distrito Federal. A umidade do ar chega aos níveis mais baixos do ano, beirando os 10%, causando ressecamento da pele, dores de cabeça e outros efeitos colaterais originados pela seca brasiliense. Neste período, cresce a procura por umidificadores, hidratantes, protetores e outros produtos que ajudam a amenizar a sensação de secura e falta de ar nas farmácias e lojas do DF.

“As vendas começam a ter aumento no fim de maio e sobem gradativamente durante o ano. Entre agosto e setembro, a comercialização destas mercadorias dispara e chega a crescer cerca de 35%”, afirma o presidente do Sicofarma-DF, Felipe de Faria. Nesta época do ano, o clima também causa desidratação dos vasos sanguíneos localizados na parte interna do nariz. A perda de água faz com que os vasos fiquem mais finos, tornando-os mais frágeis e suscetíveis ao rompimento, causando hemorragia.

Na opinião da farmacêutica da Farmacotécnica, Naira Nunes, um dos principais remédios que evita esse tipo de problema é o emoliente nasal. “O produto trabalha formando uma película que hidrata e retêm a umidade na cavidade nasal, assim protegendo a região e evitando sangramentos e secura na narina”, afirma Naira. O DF conta autalmente com um contingente de 1,2 mil drogarias.

Foto: Cristiano Costa

Deixe um comentário

Posso ajudar?

Pular para o conteúdo