As papelarias do DF já estão preparadas para o melhor período de vendas para o segmento. Os meses de janeiro e fevereiro são considerados o “natal” do setor, quando o movimento nas lojas é ampliado em 10 vezes, comparativamente aos outros meses do ano. O presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Material de Escritório, Papelaria e Livraria do DF (Sindipel/DF), José Aparecido da Costa Freire, acredita em alta de 7% nas vendas em relação ao mesmo período do ano passado.
José Aparecido revela que as mercadorias acompanharão a estimativa de alta e serão reforçadas em 7%. “A população brasiliense cresceu 12% e em cima disso cresce o número de alunos. Por isso, os estoques são ampliados”, conta.
O presidente do Sindipel/DF revela que os preços dos materiais sofrerão apenas o reajuste da inflação. “Os produtos devem ter uma elevação de 5% a 7%. Mas, esse aumento é tradicional”, acrescenta. Entretanto, segundo Aparecido, alguns produtos podem ter queda nos preços, como os cadernos.
O sindicato aconselha aos pais a pesquisarem, pois o valor da lista de materiais pode sofrer alteração de loja pra loja. “Os livros vêm com uma tabela de sugestão de preços, mas os materiais escolares podem ter preços variados. Vale pesquisar”, salienta José Aparecido.