Ele foi um pioneiro de verdade. Chegou a Brasília em 1959 para vender kombis e fuscas recém-saídos de uma fábrica em São Bernardo (SP).Trocou os negócios com carrões luxuosos nas ruas paulistas para montar uma loja de veículos na empoeirada Cidade Livre, antes mesmo da inauguração da capital da República.Veio para o Cerrado atendendo ao convite do presidente Juscelino Kubitschek. Como bom brasileiro, cheio de garra e visão, queria ajudar a desenvolver o Brasil. Incorporou essa vontade de transpor obstáculos ao nome de sue empresa. Estava criada a Disbrave, a concessionária Volkswagen que hoje é a mais antiga no Brasil e é uma referência na venda de automóveis no Centro-Oeste.

Orlando Vicente Antônio Taurisano era um exemplo de pioneirismo. A sua característica empreendedora foi além dos negócios de revenda de carros. Investiu no mercado imobiliário e de construção. Junto com outros visionários, do calibre do comerciante, poeta e jornalista Newton Rossi, ajudou a fundar a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Distrito Federal. Movido pela força do trabalho, Taurisano passou a exercer a atividade sindical patronal sem ganhar um centavo por isso. Estimulava o empresariado e participava das reuniões do Conselho da Fecomércio por puro engajamento. Tratava todos com respeito e um sentimento fraterno. Chamava os amigos e funcionários de “filhinho” e lhes transmitia exemplos de superação.

Demonstrava um carinho sem igual com as pessoas e um profundo gosto pela vida. Eu e a minha família tivemos o privilégio e a satisfação de ter participado desse convívio e seremos eternamente gratos por isso. Neste momento de pesar, deixo as minhas palavras de solidariedade aos familiares e amigos.Durante 92 anos, Orlando Taurisano nos ensinou a inovar, vencer desafios e seguir adiante. Tentaremos agora, mais do que nunca, colocar esses ensinamentos em prática. Descanse em paz, amigo.

Publicado originalmente no Jornal de Brasília 26/08/2013

Brasília, 26 de agosto de 2013.

Adelmir Santana – Presidente da Fecomércio-DF, entidade que administra o Sesc, o Senac e o Instituto Fecomércio no Distrito Federal.

Deixe um comentário

Posso ajudar?

Pular para o conteúdo