• Sinval Duarte
  • 27/06/2024
Momento histórico: Senac-DF e Setur-DF inauguram a Casa de Chá na Praça dos Três Poderes

A Praça dos Três Poderes, em Brasília, foi palco de um momento histórico na tarde desta quarta-feira (26) durante a inauguração do Café Escola Senac Casa de Chá. Além de lideranças do Sistema Comércio de todo o Brasil, que estão na cidade durante a semana para a reunião de diretoria da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), o evento reuniu diversas autoridades do Executivo, Legislativo e Judiciário local, além de representantes do setor produtivo, empresários, artistas e jornalistas. Todos presenciaram o início de uma operação que movimentará os setores de turismo, eventos e educação profissional da capital.

O presidente do Sistema Fecomércio-DF, José Aparecido Freire, responsável pela interlocução que resultou na parceria do projeto junto à Secretaria de Turismo (Setur-DF), resumiu a emoção em poder entregar à população de Brasília e aos turistas um projeto idealizado pelo arquiteto Oscar Niemeyer. “O Café Escola Senac Casa de Chá vem para estimular o turismo cívico e arquitetônico da capital, além de oferecer um espaço moderno, aconchegante e que privilegia o saber, o produto e a cultura local”, explicou Aparecido.

O presidente da CNC, José Roberto Tadros, elogiou a atuação e o apoio prestado pelo governador Ibaneis para os investimentos do Sistema Comércio na capital do país. Ele destacou outras quatro obras que estão em curso, entre elas um hotel escola e um restaurante do Senac, ambos no Setor Hoteleiro Norte; um hospital na Asa Sul; e um centro de distribuição do Senac no SIA. “Essas quatro obras são o futuro do desenvolvimento e do turismo de Brasília”, disse Tadros.

Sonho de Niemeyer
O governador Ibaneis Rocha afirmou estar muito feliz com a entrega da Casa de Chá. Ele elogiou o Sistema Comércio. “Essa Casa de Chá representa um sonho do nosso querido arquiteto Oscar Niemeyer. Graças a essa parceria com o Sistema S, estamos fazendo essa entrega para a população do Brasil e do mundo que visita a nossa capital”, disse Ibaneis.

“É uma alegria indescritível. Ter a Casa de Chá como um espaço de gastronomia era um sonho de Niemeyer”, disse o diretor Vitor Corrêa na abertura do evento. “Aqui são 250 metros quadrados de pura emoção, onde sonho e originalidade se cruzam. Estou certo de que Oscar Niemeyer, um devoto do Brasil, gostaria de saber que o sonho que estamos celebrando hoje carrega também muita brasilidade nos pratos e bebidas que aqui serão servidos”, completou.

O secretário de Turismo do DF, Cristiano Araújo, parceiro do projeto, aproveitou para anunciar o aumento no número de turistas no DF neste ano. Segundo ele, o projeto vem no momento certo. “O Distrito Federal recebeu 24.842 turistas estrangeiros nos primeiros cinco meses deste ano. A marca é 33,4% superior às visitas registradas no mesmo período em 2023, quando 18.622 pessoas vieram em busca dos atrativos da capital”, disse Araújo.

Brasilidades, design e arquitetura
Além de café-escola, a Casa de Chá funcionará como Centro de Atendimento ao Turista (CAT), de quarta-feira a domingo, sempre das 10h às 19h. Os turistas e frequentadores poderão experimentar receitas simbólicas, com gastronomia inspirada em ingredientes da Amazônia, da Caatinga, do Cerrado, da Mata Atlântica, dos Pampas e do Pantanal. O cardápio é assinado pelo chef brasiliense Gil Guimarães.

A Casa de Chá possui arquitetura ímpar, sendo um prédio semienterrado e com janelas ao longo de toda a sua extensão. A construção proporciona uma visão livre do horizonte, criando uma sensação de leveza e flutuação. É reconhecida como patrimônio tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Em parceria com a Associação dos Designers de Produto do Distrito Federal (Adepro-DF), o espaço foi decorado com móveis desenhados por designers de Brasília e as peças carregam um conceito modernista como se tivessem sido projetadas desde o princípio para o local. Outros móveis originais da época, de grandes artistas, foram cedidos pela Aquiles Gallery. As cerâmicas utilizadas também são todas de ceramistas brasilienses, garantindo originalidade e reforçando o conceito autoral da Casa de Chá.

Descubra, experimente, visite!
Horário de funcionamento: Quarta-feira a domingo, 10h às 19h