O Projeto Luz no Horizonte, idealizado pela empresária e conselheira do Senac-DF, Bernardeth Martins, gestora do Grupo Cirandinha, realizou uma cerimônia de entrega de certificados de conclusão de cursos de corte e costura a 20 moradoras de Santa Maria. O evento, que aconteceu na manhã desta quarta-feira (22), reuniu a segunda-dama do Brasil, Lu Alckmin, a madrinha da turma, modelo e ativista Luiza Brunet, e diversos parceiros envolvidos no projeto. O presidente do Sistema Fecomércio-DF, José Aparecido, também participou do encontro.

Segundo Bernardeth, esta é a segunda turma do Projeto Luz no Horizonte, que já contou com a participação de mulheres de Santa Maria até mesmo nos desfiles de moda do Brasília Trends Fashion Week. Ela explica que o curso foi pensado para dar autonomia às mulheres e estimular o empreendedorismo na comunidade.

Durante o evento, a CEO do Grupo Cirandinha agradeceu aos parceiros que ajudaram a tornar o sonho realidade, entre eles o Sistema Fecomércio-DF (Sesc-DF e Senac-DF), o IME.CRIA, a Malharia Ipanema, a Associação Nova Cidadania de Santa Maria, a Escola de Moda Fashion Campus e a Câmara de Vestuário e Moda do Codese-DF.

O presidente José Aparecido lembrou que o apoio ao Grupo Cirandinha sempre se reverte em bons resultados para a comunidade. “É muito importante capacitar essas mulheres para que elas possam gerar renda própria e até mesmo abrir o próprio negócio”, disse.

“Nosso objetivo principal é a inclusão social. Aqui, começamos com o futebol em 2003. Mas essas crianças cresceram e muitas mulheres não tiveram condições de se adequar à tecnologia atual. Então, o artesanato e a costura foram fortes instrumentos para que elas pudessem ser as provedoras da família”, afirmou Ivete Figueira, representante da Associação Nova Cidadania de Santa Maria, que indicou as participantes do projeto.

A modelo e ativista Luiza Brunet, como filha de costureira, ficou emocionada com o encontro. Ela destacou o empreendedorismo como forma de autonomia e empoderamento feminino, responsável por atuar, ainda que indiretamente, no combate às violências sofridas por mulheres. “É muito importante, agora, fazer um curso de gestão de negócios com essas mulheres, porque o empreendedorismo feminino traz a independência financeira, e isso é uma forma de liberdade fundamental”, disse.

Já a segunda-dama contou sua história como idealizadora do projeto Padaria Artesanal, que começou em 2001 e foi responsável por qualificar mais de 100 mil pessoas em São Paulo. A iniciativa já conta com 33 unidades em Brasília, capacitando, inclusive, profissionais de outros estados. Lu Alckmin anunciou que, em breve, levará o projeto Padaria Artesanal, com a parceria do Sesc-DF e do Senac-DF, para capacitar moradores e moradoras de Santa Maria. “Com o apoio do Sistema S, vamos transformar vidas, gerar emprego e renda para dar mais autonomia a todas as famílias”, concluiu.

Pular para o conteúdo