Durante o almoço-debate do Grupo de Líderes Empresariais de Brasília (Lide), realizado nesta quinta-feira (8), o presidente do Sistema Fecomércio-DF, José Aparecido Freire, fez diversos anúncios sobre a expansão de unidades e programas do Sesc-DF e do Senac-DF no Distrito Federal. Como palestrante convidado pelo empresário Paulo Octávio, anfitrião do evento, Aparecido também apresentou um balanço de sua gestão e fez uma espécie de prestação de contas para os empresários, já que o Sistema é financiado pela contribuição das empresas. 

O gestor destacou a forte parceria com outras entidades do setor produtivo, o GDF, a CLDF, Congresso, embaixadas e até o governo federal. “Nunca antes vivenciamos um cenário tão favorável para o nosso crescimento, tanto das empresas, que contam cada vez mais com segurança jurídica, quanto para nossa estrutura, que se expande de forma orgânica e sustentável. Os números confirmam esse cenário”, disse Aparecido. 

Cristiano Costa/Fecomércio-DF

“A sinergia entre o setor produtivo e o governo tem sido constante aqui no Lide, onde levamos ao governo as preocupações do setor produtivo e da sociedade civil organizada. Hoje, o José Aparecido apresentou propostas para o futuro da cidade, o que o sistema S pode ajudar a desenvolver em Brasília. Mais de 300 mil trabalhadores são vinculados ao comércio. Se somarmos a prestação do serviço, são quase 600 mil pessoas envolvidas nesse segmento econômico. É por isso que a Fecomércio tem uma importância muito grande no desenvolvimento do DF”, destacou Paulo Octávio.

Em sua apresentação, Aparecido citou acordos de cooperação com diversos órgãos, programas e avanços como o PPCUB, Luos, Refis, aprovação de novos CNAES no Setor Comercial Sul, projeto de revitalização da W3 Sul e Norte, novas regras para emissão do Licenciamento Ambiental por Adesão e Compromisso (LAC), linhas de crédito do BRB, isenção de taxas para empresas afetadas pela pandemia, entre outros. 

Anúncios

Aparecido fez anúncios em primeira mão, como da inauguração nos próximos meses das unidades do Sesc-DF na Asa Norte (setembro), no Núcleo Bandeirante (2025) e no SIA (2025), onde funcionará a nova sede da entidade. Ele também divulgou as novas projeções de um acordo firmado nesta semana entre Senac-DF, Secretaria de Educação e Câmara Legislativa, que elevará de 3,2 mil, neste ano, para 10 mil o número de alunos do ensino médio matriculados no Programa de Cursos Técnicos, que garantem diploma profissional para os estudantes. 

Além disso, uma nova unidade do Senac-DF foi anunciada com previsão de iniciar as atividades em março de 2025, no Setor Comercial Sul, como parte do planejamento de revitalização daquela região. O Centro de Educação Profissional será dividido em duas unidades: a primeira focada na promoção de saúde, bem-estar e segurança, e a outra voltada para gastronomia e turismo. Segundo Aparecido, a estimativa é que cerca de 5 mil alunos frequentem o espaço diariamente a partir de março de 2025.

Setor produtivo como vetor do desenvolvimento econômico

Em 2023, o PIB do DF totalizou R$ 367.9 bilhões, com crescimentos de 3,3% em relação a 2022. O setor de serviços contribuiu, em média, com R$ 11.7 bilhões/ano de ICMS e ISS, mantendo o Distrito Federal como a 8ª economia regional. O setor que sofreu com a pandemia, apresentou desempenho superior ao nacional, com crescimento de 5,7% no volume de vendas no varejo, e 3,9% no setor de serviços nos últimos dozes meses, até maio.

O desemprego, que em maio de 2020 era de 20,4%, atingiu 15,7% em junho deste ano. Do total de 1,4 milhão de pessoas empregadas no DF, 993 mil estão no setor de comércio e serviços, ou seja, 68% da mão de obra ocupada.

Obras da CNC no DF

Como contribuição para a geração de emprego e renda na capital, Aparecido lembrou os quatro investimentos da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) anunciados recentemente pelo presidente da entidade, José Roberto Tadros: tratam-se de um hotel e um restaurante no Setor Hoteleiro Norte, um hospital na L2 Sul e um Centro de Distribuição no SIA.

Cristiano Costa/Fecomércio-DF

“O presidente Tadros apresentou um projeto de desenvolvimento para o Distrito Federal de forma muito efusiva e produtiva. A CNC está investindo na nossa capital, gerando emprego, renda, desenvolvimento e qualificação profissional numa área que a gente está trabalhando muito, que é a questão do turismo na nossa cidade”, afirmou o governador Ibaneis Rocha. “Os dados colocados aqui pelo Aparecido demonstram uma parceria efetiva com o setor produtivo em todas as áreas, segurança, educação, qualificação profissional. Fica o meu agradecimento, nós estamos com o governo de portas abertas”, agradeceu.

Vale destacar, ainda, o Fecomércio Mais Perto de Todos como o principal projeto social desenvolvido na atual gestão. Com 25 edições realizadas desde sua criação, em 2021, as tendas e carretas das entidades que compõem o Sistema Comércio-DF já atenderam mais de 100 mil pessoas em diferentes RAs. Ao longo dos anos, a diretoria da Fecomércio-DF conquistou como parceiros a Caesb, Neoenergia, Polícia Civil do Distrito Federal, Defensoria Pública, Administrações Regionais, Correios e, recentemente, Superintendência do MTE.

Por fim, o palestrante comemorou um mês do café-escola Casa de Chá, na Praça dos Três Poderes. Conquista realizada por meio da parceria entre o Senac-DF e a Setur-DF, que tirou do papel os planos de Oscar Niemeyer. Pela primeira vez, o projeto do arquiteto se concretizou conforme idealizado. Além de um ponto de atendimento ao turista, o local funciona como café-escola e oferece produtos regionais de alta qualidade. 

Histórico de expansão

Renato Alves/Agência Brasília

● Senac-DF

No ano passado, o Senac-DF bateu um recorde na formatura de alunos matriculados em cursos profissionalizantes, chegando à marca 32,4 mil – crescimento de mais de 40% em relação a 2020. Neste ano, o número está em 21,4 mil e poderá ultrapassar a marca de 2023. Já o número de horas-aula chegou a 7,1 milhões no ano passado e poderá bater novo recorde até dezembro. 

O gestor lembrou dos recentes investimentos que contribuíram para o aumento no número de alunos e na qualidade do ensino, como a criação quatro polos educacionais, sendo eles  São Sebastião (2023), ⁠Brazlândia (2023) e ⁠Santa Maria (2024), todos em parceria com o GDF, e a unidade de ⁠Gastronomia Pátio Brasil Shopping (2024), maior laboratório de gastronomia do DF. 

● Sesc-DF

Ainda neste segundo semestre, a unidade Sesc Presidente Dutra receberá um Centro de Desenvolvimento Infantil (CDI), que atenderá crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista, Síndrome de Down, Déficit de Atenção e Hiperatividade. O objetivo do projeto é estimular habilidades importantes para o desenvolvimento deste público. 

Os números do Serviço Social do Comércio impressionaram durante a apresentação de Aparecido. Segundo ele, a quantidade de pessoas cadastradas no Sesc-DF passou de 179 mil, em 2021, para 530 mil neste ano – aumento de quase 200%. O índice representa quase 20% da população do DF. 

O programa Sesc+Cultura, que prevê, entre muitas ações, a descentralização da cultura do eixo Plano Piloto, teve papel fundamental no reconhecimento da entidade na gestão de Aparecido. Artistas como Péricles, Iza, Tribo da Periferia, Joelma, Emicida, Xandi de Pilares, Barões da Pisadinha e Israel e Rodolffo realizaram grandes shows em cidades como Gama, Guará, Cruzeiro, Ceilândia, Samambaia e Planaltina. 

Durante a palestra, Aparecido anunciou a próxima data da festa, que será no dia 21 de setembro, em Brazlândia, com Bruno e Marrone. 

Outra novidade anunciada foi o início das atividades do palco móvel do Sesc. Após diversos investimentos em unidades móveis nos últimos anos, como a van da saúde do homem, as carretas da odontologia e a van oftalmológica, a atual gestão decidiu inovar também na área de cultura. Agora, o Sesc-DF pode se deslocar para qualquer lugar do DF, levando shows de qualidade, com equipamentos modernos e de ponta. O show de estreia aconteceu na semana passada com a cantora Roberta Miranda, na Concha Acústica. 

No âmbito da promoção da cidade, Aparecido anunciou a expansão do Sesc+Turismo, que  planeja ir além das 200 atividades já realizadas. Neste momento, a entidade trabalha na produção do mapa afetivo do DF e na realização de viagens de familiarização de agentes de turismo de outros estados. O objetivo é colocar o DF na prateleira das entidades de outros estados, incrementando o fluxo de turistas na capital. 

Já o Sesc+Esportes realizou quatro corridas de rua neste ano, e prepara outras quatro até outubro. Esses grandes eventos têm batido recorde de público e movimentado a economia de outras regiões administrativas. A última corrida aconteceu no Gama, no dia 3 de agosto, e a próxima será no Guará, em 25 de agosto. Em 29 de setembro acontecerá uma das edições mais aguardadas: a etapa das pontes, cujo circuito contempla as quatro pontes que cruzam o Lago Paranoá. 

Instituto Fecomércio-DF

O gestor anunciou ainda o fim do processo de regularização do Instituto Fecomércio-DF (IF-DF), que teve seu CNPJ retirado do Cadastro Informativo de Créditos não Quitados do Setor Público Federal (Cadin). A decisão de sanar o imbróglio, que se arrastava desde 1998, foi uma das primeiras medidas de Aparecido, quando assumiu o mandato tampão em 2020. 

Além disso, o IF-DF finalizou 2023 com 2,4 mil empresas conveniadas, aumento de mais de 140% em relação a 2020. Já a inserção de jovens no mercado de trabalho passou de 2,7 mil para 5,1 mil no mesmo período – aumento de mais de 80%.

Posso ajudar?

Pular para o conteúdo