• 06/02/2019
Leia a íntegra do discurso de posse de Francisco Maia
Senhoras e senhores diretores,

Em primeiro lugar, faço questão de agradecer a cada um pelo voto de confiança manifestado aqui hoje. Obrigado a todos pelo apoio e pela parceria nessas últimas semanas. Foi muito importante para mim.

Saibam que ser eleito presidente da Fecomércio-DF significa muito mais do que a realização de um objetivo pessoal. Significa a oportunidade de representar os setores econômicos que transformaram a minha vida.

Sempre atuei nas áreas de comércio, serviços e turismo e é uma honra poder retribuir com essa base, trabalhando pelo fortalecimento dos nossos segmentos. Também é fruto de muito orgulho ter a chance de colaborar com o desenvolvimento e a defesa de Brasília, uma cidade verdadeiramente monumental, que tão bem recebe a todos nós.

Sei que não será uma missão fácil, mas não medirei esforços para cumpri-la. Inclusive, como já manifestei aos senhores e senhoras, reafirmo quais serão os meus principais compromissos.

Para começar, neste mandato os sindicatos da Fecomércio-DF terão prioridade. Serão os protagonistas e o foco dessa gestão. Juntos, iremos encontrar novos modelos de atuação e de fonte de recursos para os sindicatos.

A nossa autossustentabilidade será sempre uma preocupação e obsessão dessa presidência. Vamos cortar gastos, ajustar as contas e preparar a Federação do Comércio do DF para um período de equilíbrio e controle orçamentário.

Igualmente uma constante e uma prioridade será a nossa busca por aproximação e alinhamento com a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo. Essa é, inclusive, uma medida que já está em prática. Meu primeiro ato quando assumi a Federação foi buscar o apoio do presidente José Roberto Tadros. Continuarei trabalhando, agora em definitivo, junto com a CNC e defenderei o Sistema Nacional do Comércio em todas as oportunidades. Certo do trabalho de excelência que o nosso presidente Tadros desempenha, ampliando o legado histórico da gestão de Antonio Oliveira Santos, que tanto fez pelo País e por essas entidades.

Essa relevância institucional é o que nós também queremos trazer para a Fecomércio-DF. Por isso, procuraremos o governo do Distrito Federal, a Câmara Legislativa, o Judiciário e o Ministério Público para que sejamos ouvidos e possamos opinar nas mais relevantes decisões, em defesa da geração de emprego e renda e dos empresários e trabalhadores do comércio.

Essa aproximação com a CNC, com os Poderes estabelecidos, com a imprensa e com a sociedade civil organizada será uma constante. Por isso também, nós investiremos na renovação e capacitação das lideranças.

Sei que são muitos desafios, mas o voto de confiança dos senhores me motivam a trabalhar incessantemente por uma Fecomércio, um Sesc, um Senac e um Instituto Fecomércio cada vez mais fortes. Com muita ética, responsabilidade e união, tenho certeza que conseguiremos.

Muito obrigado a todos.