Por Francisco Maia
Presidente do Sistema Fecomércio-DF (Fecomércio, Sesc, Senac e Instituto Fecomércio)
O Sesc do Distrito Federal envia nesta segunda-feira uma quantidade enorme de alimentos, roupas e cobertores para as vítimas das fortes chuvas que atingiram o estado de Minas Gerais. Essa ação é resultado de uma campanha que nós realizamos por meio do programa Mesa Brasil, com o apoio do Sistema Fecomércio-DF e de veículos de comunicação da cidade, para ajudar as famílias mineiras. Durante 10 dias, mobilizamos a população brasiliense para doar mantimentos. Todas as unidades do Sesc montaram uma estrutura para receber os materiais e mais uma vez Brasília nos encheu de orgulho com a sua manifestação de carinho e solidariedade.
Para se ter uma ideia, só em um final de semana do início da campanha arrecadamos mais de 2 toneladas de alimentos e 7 mil peças de roupas, sapatos, cama, mesa e banho. O resultado total da ação será divulgado no final do dia, mas as parciais já demonstram o quanto o brasiliense é comprometido com as causas sociais. Um comprometimento que nós agradecemos de coração. O esforço do Sesc no DF e da população de Brasília agora se somam à mobilização nacional do comércio. A CNC e as federações de vários estados do Brasil, principalmente da região Sudeste, estão prestando auxílio humanitário e sensibilizando a sociedade diante dessa tragédia.
Como forma de auxiliar rapidamente as vítimas, o Sistema Fecomércio-Sesc-Senac doou até agora, sem contabilizar as doações recebidas pela população, 45 mil xampus, 20 mil peças de enxoval, 800 colchões e mais de 70 mil copos de água. Foi uma demonstração de cuidado e profundo pesar pelo desastre. A Federação do Comércio do DF também se solidariza com todas as famílias atingidas. Fica claro que quando as pessoas se unem a solidariedade ultrapassa fronteiras e tem a capacidade de confortar os aflitos. Tenho certeza de que cada gesto de quem participou da campanha fez a diferença. No final, estamos todos juntos por Minas Gerais.