A intenção de consumo das famílias da capital do País apresentou queda de 2,6 pontos em maio de 2014 – atingindo a marca de 118,3 pontos, contra 120,9 registrados em abril. Apesar da queda mensal, houve alta de 5,1 pontos na comparação anual. Em maio do ano passado, a pesquisa havia registrado 123,4 pontos. Os números denotam um otimismo do consumidor. Apenas valores abaixo de 100 indicam pessimismo. É o que mostra a pesquisa de Intenção de Consumo das Famílias (ICF) do DF, realizada com 600 famílias brasilienses e divulgada pela Fecomércio.

O presidente da Fecomércio-DF, Adelmir Santana, afirma que os responsáveis pelos domicílios não acreditam que terão uma melhora profissional nos próximos seis meses e dessa forma, a intenção de consumo das famílias tende a ser mais controlada. “Outro ponto que deve ser analisado na pesquisa é em relação a conseguir empréstimo para compras a prazo: 55,4% dos entrevistados disseram que este ano está mais difícil adquirir crédito em comparação com o ano passado”, explica Adelmir. Segundo ele, a prioridade dos brasilienses é quitar os tributos típicos do primeiro semestre do ano. A pesquisa ainda revela que 69,6% dos entrevistados se sentem mais seguros no emprego atual e que 70,8% dos entrevistados afirmam que o rendimento está melhor do que o do mesmo período de 2013.

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