A intenção de consumo das famílias do Distrito Federal apresentou uma alta de 0,6 pontos em julho deste ano – atingindo a marca de 111,8 pontos contra 111,2 registrados em junho. É o que mostra a pesquisa de Intenção de Consumo das Famílias (ICF) do DF, realizada com 600 famílias brasilienses e divulgada pela Fecomércio-DF.

De acordo com o presidente da Fecomércio, Adelmir Santana, o crescimento tímido na intenção de consumo dos brasilienses em julho é reflexo ainda da Copa do Mundo no Brasil, onde os consumidores preferiram gastar os recursos sobressalentes com ingressos e brindes relativos ao mundial de futebol, afetando alguns setores. “A tendência é que a partir de agora os índices aumentem em decorrência das datas festivas comemoradas no segundo semestre”, explica. Segundo Adelmir, os juros mais altos e a alta na inflação afetaram os índices na comparação anual, pois o levantamento mostrou queda de 6,8 pontos em relação ao mesmo período de 2013.

A pesquisa ainda revela que 72,3% dos entrevistados se sentem mais seguros no emprego atual e 13,0% dos entrevistados afirmam que estão menos seguros. O ICF é um indicador com capacidade de medir, com a maior precisão possível, a avaliação que os consumidores fazem sobre aspectos importantes da condição de vida de sua família, tais como a sua capacidade de consumo (atual e de curto prazo).

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