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  • Adilson
  • 02/05/2019
Intenção de consumo das famílias brasilienses cresce em abril

A Intenção de Consumo das Famílias brasilienses cresceu em abril e atingiu 97 pontos, contra 95,9 registrados em março. Na comparação com o mesmo período do ano passado, houve um acréscimo de 0,1 ponto. É o que mostra pesquisa divulgada pela Fecomércio-DF. Apesar da melhora no índice, valores abaixo de 100 indicam um pessimismo por parte da população.

Na avaliação do presidente da Fecomércio-DF, Francisco Maia, o crescimento registrado em abril pode ter sido influenciado pelo fim do período de gastos extras no início do ano. “Após um período de obrigações com materiais escolares e impostos, o brasiliense já sentiu um alívio nas contas, mostrando uma maior confiança na hora de ir às compras”, explica. “Além disso, os brasilienses estão se sentindo mais confiantes no trabalho, passado o período de incertezas políticas e econômicas”, destaca. Maia diz ainda que o índice só não está melhor por conta do alto endividamento das famílias, o que acaba gerando uma cautela no consumidor.

De acordo com a pesquisa, 71,8% dos entrevistados se disseram mais seguros em relação ao seu emprego. O estudo mostra ainda que 34,5% dos brasilienses esperam por uma melhora profissional nos próximos seis meses. Além disso, 50,8% afirmaram que a renda atual está melhor, quando comparada com o mesmo período do ano passado.  A Pesquisa de Intenção de Consumo das Famílias (ICF) é um indicador com capacidade de medir, com a maior precisão possível, a avaliação que os consumidores fazem sobre aspectos importantes da condição de vida de sua família.

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