A Intenção de Consumo das Famílias do Distrito Federal (ICF-DF) avançou 4,9% em agosto quando comparado com o mês anterior, e 24,0% quando comparado com o mesmo mês de 2022. Com esse resultado, o indicador atingiu 87,6 pontos, sendo a melhor performance nos últimos 24 meses. O número, no entanto, segue negativo, abaixo dos 100 pontos da zona de satisfação, muito distante do melhor resultado da série histórica, quando atingiu, em julho de 2012, o índice de 152,4 pontos.
No mês, dos sete indicadores pesquisados, seis apresentam avanço, com destaque para a melhora expressiva no indicador de momento para aquisição de bens duráveis, com crescimento de 13,8%. Já a perspectiva profissional aumentou 10,2%, junto com nível de consumo atual, com 7,7%, além da melhora do emprego, com 5,6%, e da renda, com crescimento de 4,2%.
O destaque negativo é a perspectiva de consumo para os próximos meses, que apresenta recuo de 1,2% em relação ao mês anterior, e crescimento de 61,3% em relação ao mês de agosto de 2022, denotando certa cautela em face o endividamento das famílias, da inadimplência e a dificuldade de acesso ao crédito, fatores que inibem o consumo.
A melhora no emprego e na renda no momento atual não se apresentam suficientes para superar os principais freios ao consumo – a alta taxa de juros e o alto índice de endividamento das famílias.
Enquanto em âmbito nacional Pesquisa da CNC aponta melhora no acesso ao crédito, no Distrito Federal 45 em cada 100 consumidores apontam piora no acesso ao crédito, quando comparado com o ano anterior. Embora o endividamento das famílias apresenta reduções sucessivas desde março deste ano, a inadimplência e o percentual daqueles que não reúnem condições de honrarem seus compromissos financeiros apresentam crescimento desde maio último
O presidente do Sistema Fecomércio-DF. José Aparecido Freire, explica que dados do Banco Central e da Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade (ANEFAC) mostram que as taxas de juros médias em todas as modalidades de crédito vem perdendo força, e até já apresentaram redução. Este cenário torna-se crucial para a retomada do varejo distrital após longe comprometedor declínio
Sobre pesquisa :
A pesquisa nacional de Intenção de Consumo das Famílias (ICF) é um indicador antecedente do potencial das vendas do comércio, apurado mensalmente pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). Os resultados medem o grau de satisfação e insatisfação dos consumidores, em que o índice abaixo de 100 pontos indica percepção de insatisfação, enquanto acima de 100 (com limite de 200 pontos) indica satisfação. A pesquisa contempla 18 mil questionários analisados mensalmente, com dados de Consumidores coletados em todas as Unidades Federativas, compilados em sete indicadores: três sobre as condições atuais (emprego, renda e nível de consumo), dois sobre expectativas para três meses à frente (perspectiva de consumo e perspectiva profissional), além da avaliação do acesso ao crédito e momento atual para aquisição de bens duráveis .