O Índice de Confiança dos Empresários do Comércio do Distrito Federal (Icec-DF) apresentou queda no mês de julho. Quando comparado com junho, o índice teve baixa de 0,6 pontos, fixando-se em 112,4 no sétimo mês do ano. Em relação ao mesmo período do ano passado o índice também apresentou recuo (13,2). Apesar da diminuição, os empresários do comércio continuam otimistas. Apenas valores abaixo de 100 indicam pessimismo.

De acordo com o presidente da Fecomércio-DF, Adelmir Santana, um dos principais pontos para a queda da confiança do empresário em julho foi porque no mês anterior os empreendedores estavam esperançosos com as vendas na Copa do Mundo, que não se concretizaram. “Antes da competição o índice vinha aumentando substancialmente. Agora, com o fim do mundial de futebol a tendência é abaixar. A expectativa é que o índice volte a subir no final do segundo semestre quando começam os preparativos para as festas de fim de ano”, explica Adelmir.

A análise mostra ainda que 31,8% dos empresários entrevistados afirmam que a situação da economia no País piorou muito e 35,6% disseram que piorou pouco no mês de julho. O ICEC tem como objetivo produzir um indicador com capacidade de medir a percepção que os empresários do comércio têm sobre o nível atual e futuro de propensão a investir em curto e médio prazo na economia brasileira.

Deixe um comentário

Pular para o conteúdo