Pela sexta vez consecutiva, o Índice de Confiança do Empresário do Comércio (Icec) do Distrito Federal registrou alta e se manteve acima da zona de satisfação (100 pontos), com 124,1 pontos. É o que mostra pesquisa realizada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). A variação positiva em relação a setembro foi de 5,5%. Se comparado a outubro de 2020, o aumento foi 23,4%, quando o índice registrava 100,6 pontos.

O presidente do Sistema Fecomércio-DF, José Aparecido Freire, destaca que o ICEC-DF deste mês é o maior registrado nos últimos doze meses. “As vendas do Dia das Crianças possuem relação direta com o resultado da pesquisa, assim como o aumento do número de pessoas em circulação nas ruas e nos shoppings da capital do País”, afirma Aparecido.

O economista responsável pela pesquisa, Antonio Everton, explica que o ICEC-DF de outubro teve como componente a influência do índice das Intenções de Investimentos (+3,4%), juntamente com o das Condições Atuais (+8,5%) e da Expectativa dos Empresários (+4,9%). “A melhora dos indicadores pode ser replicada para os próximos dois meses, quando haverá promoções e estimativas de elevação das vendas, com o Black Friday e o Natal”, adianta Everton.

Em abril e maio deste ano, o ICEC-DF ficou abaixo da zona de satisfação (100 pontos). A diferença entre o momento atual e meados do primeiro semestre está diretamente correlacionada com a disseminação da vacinação e o aumento da confiança das pessoas em frequentarem ambientes comerciais, reforça o economista.

Posso ajudar?

Pular para o conteúdo