O Índice de Confiança do Empresário do Comércio do DF (Icec-DF) caiu 3,1 pontos em junho na comparação com maio deste ano, fixando-se em 126,2 pontos. Já em relação ao mesmo período do ano passado, o índice apresentou alta de 9,1 pontos. É o que mostra a pesquisa divulgada pela Fecomércio-DF. Apesar da queda mensal, o índice se mantém na zona de otimismo, acima de 100 pontos.

Na opinião do presidente da Fecomércio-DF, Francisco Maia, os empresários estão mais cautelosos do que no início do ano, quando se esperava um aquecimento no varejo. “As vendas no varejo ficaram abaixo do esperado, aliado a isso a economia do País está reagindo em um ritmo lento. Também podemos observar um desemprego muito alto em todo o DF, o que afeta a procura no comércio”, informa. Entretanto, a expectativa para os próximos meses é de melhora. “Com a aprovação da Reforma da Previdência a tendência é a de que o ambiente de negócios melhore”, completa.

A pesquisa mostra ainda que 6,4% dos empresários entrevistados informaram que a economia melhorou muito em junho, 48% disseram que a economia melhorou pouco, 23,3% informaram que piorou um pouco e 23,3% falaram que piorou muito. O Índice de Confiança do Empresário do Comércio (Icec) detecta as tendências do setor, do ponto de vista do empresário. A amostra é composta por aproximadamente 6 mil empresas e os índices, apurados mensalmente, apresentam dispersões que variam de zero a 200 pontos.

Deixe um comentário

Pular para o conteúdo