• 21/08/2013
Hotéis lucram com Copa das Conferações

Mesmo com apenas um jogo realizado em Brasília, o de abertura, a Copa das Confederações conseguiu atrair turistas para o Distrito Federal e manteve o segmento de hotelaria aquecido. É o que mostra pesquisa inédita do Instituto Fecomércio com a avaliação dos empresários varejistas sobre o torneio. O levantamento foi realizado entre os dias 10 e 16 de julho, com 319 empresários de sete segmentos.

O ramo de hotelaria foi o principal beneficiado. No dia da partida entre Brasil e Japão, os hotéis brasilienses registraram ocupação de 86,4%. Além disso, entre os empresários da rede hoteleira, 74,2% afirmaram que houve um aquecimento nas vendas e 87,1% disseram ter recebido pessoas de localidades de fora do Distrito Federal.

Entre esses visitantes externos, 51,9% corresponderam a turistas estrangeiros e 48,1% a turistas de diversos estados do Brasil. “Mesmo com apenas um jogo em Brasília, o comércio sentiu a movimentação de turistas estrangeiros e nacionais. Agora, é o momento de avaliar o que precisa ser feito ou mantido para a tão esperada Copa do Mundo de 2014. A Copa das Confederações foi um ensaio para testar as cidades sedes”, explica o presidente da Fecomércio, Adelmir Santana. Apesar da alta na hotelaria, menos da metade dos empresários entrevistados (41,7%) afirmou ter percebido aumento nas vendas.

Foto: Cristiano Costa