A partir do dia primeiro de abril de 2013, o comércio varejista brasileiro vai desonerar a folha de pagamento – eliminando a contribuição previdenciária patronal de 20% sobre a folha. A decisão acompanha a Medida Provisória 582/2012, que desonerou 15 setores da economia brasileira. Ainda de acordo com a nova medida, o setor pagará alíquota de 1% sobre o faturamento. Ao todo, 22 ramos do comércio varejista serão beneficiados com essa decisão. Os supermercados se encontram fora da medida, pois o setor não aderiu ao novo modelo.

Segundo a advogada Lirian Sousa, a mudança trará benefícios em curto prazo para o comércio “A novidade na base da contribuição acarreta em uma redução da carga tributária do setor beneficiado”, explica. Ela diz ainda que a desoneração trará uma redução do custo da mão de obra sem reduzir salários ou benefícios do varejo, que atualmente gera R$ 789 bilhões em receita total no Brasil e é constituído de aproximadamente 1,2 milhões de empresas.

Para esclarecer os empresários brasilienses sobre essa medida, o Sindivarejista-DF ofereceu, na noite de segunda (25), uma palestra sobre o assunto. O seminário informou os empresários e atraiu 150 pessoas para a Faculdade Senac, na 903 Sul.

 

Foto: Joel Rodrigues

Deixe um comentário

Posso ajudar?

Pular para o conteúdo