Presidentes de federações se reuniram, na manhã desta quarta-feira (22), com o governador Ibaneis Rocha e secretários de governo, no Palácio do Buriti. Foi o primeiro encontro do grupo após os 66 dias em que esteve afastado do Governo do Distrito Federal. Ibaneis disse que o momento é de acelerar os trabalhos e manter-se unidos para fazer com o Distrito Federal cresça economicamente.

Entre muitos temas, o governador expressou preocupação com o cenário econômico nacional e internacional. Ele citou questões como a manutenção da taxa de juros em 13.75 e a redução dos juros consignados, que resultou na desistência de alguns bancos em operar linhas de crédito. Segundo ele, esses fatores atingem diretamente o comércio e o setor imobiliário.

“É um momento em que o Governo do Distrito Federal precisa se juntar cada vez mais com os empresários e o setor produtivo para que a gente não sofra tanto os impactos dessas dificuldades que vamos viver durante o ano de 2023”, frisou Ibaneis. Ele destacou a importância do encontro com os empresários e se colocou à disposição das federações para ouvir sugestões e seguir trabalhando de forma integrada.

O chefe do Executivo disse que solicitou ao presidente do BRB, Paulo Henrique Costa, uma proposta de programa de moradia do banco para o Distrito Federal, com objetivo de alavancar o setor imobiliário e apoiar as empresas desse setor. O documento deverá ser apresentado em cerca de 20 dias.

Ibaneis também pediu apoio dos empresários para destravar projetos importantes na Câmara Legislativa. “Para isso, a força do empresário é muito importante. Tem projetos de suma importância no âmbito da CLDF. São projetos que destravam a cidade, que vão ajudar ao desenvolvimento do DF. Conto com todos vocês nessa caminhada”, disse o governador.

Novas obras no DF
O presidente do Sistema Fecomércio-DF, José Aparecido Freire, saudou o retorno do governador e anunciou obras do Sistema Comércio que poderão ajudar na geração de emprego e no desenvolvimento econômico-social da capita.

Segundo Aparecido, que também é vice-presidente da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), a entidade deu início à construção de três novos empreendimentos em Brasília: um hospital na 613 Sul, um hotel no Setor Hoteleiro Norte e um centro de distribuição do Senac Nacional no Setor de Indústria (SIA).

Além dessas obras, está em fase de conclusão o projeto para construção de unidades do Sesc e Senac em Planaltina. “Essas construções irão gerar muitos empregos em 2024 e 2025. Quando estiverem prontas, irão atender cerca de 400 mil pessoas na região”, disse.

Sobre o apoio do BRB ao setor produtivo, o presidente da Fecomércio-DF lembrou que já está em tratativas com o presidente Paulo Henrique, que deve apresentar um novo projeto, nos mesmos moldes do Supera DF, para impulsionar e economia com linhas de crédito aos empresários da capital.

Tecnologia e indústria
O presidente da Federação das Industrias do DF, Jamal Bittar, elogiou as nomeações realizadas por Ibaneis na Secretaria de Tecnologia, na de Desenvolvimento e Trabalho, na Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAPDF) e no BioTIC. Ele sugeriu um encontro entre todas essas áreas para que planejem a política de desenvolvimento efetiva do Distrito Federal. “Uma política calçada em todo o setor produtivo, mas especialmente na indústria, porque ela é um grande gerador de riqueza, de empregos de qualidade. Ele tem mostrado uma disposição muito grande em relação a isso”, disse Bittar.

Participantes
A superintendente do Sebrae-DF, Rose Rainha, foi responsável pela articulação do encontro das federações e entidades com o governador. Ela esteve reunida com todos na semana passada, quando ocorreu a primeira movimentação do grupo. “Nossa primeira pauta foi essa aproximação e esse abraço no governador pelo seu retorno”, disse Rainha.

Além dos representantes da Fecomércio-DF, da Fibra-DF e do Sebrae-DF, participaram do encontro o presidente da Federação das Associações Comerciais e Industriais do DF (FACI-DF), Valdeci Machado, o presidente Federação da Agricultura e Pecuária (Fap-DF), Fernando Ribeiro, o presidente da Federação Interestadual das Empresas de Transportes de Carga (Fenatac), Paulo Afonso, o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CLD-DF), Wagner Silveira, o diretor-executivo da Federação Nacional das Empresas Locadoras de Veículos Automotores (Fenaloc), Weber Mesquita, o presidente do Conselho de Desenvolvimento Econômico Sustentável e Estratégico do DF (Codese), Leonardo Ávila.

Pelo GDF, participaram o secretário de Governo, José Humberto, o secretário de Fazenda, José Itamar Feitosa, a chefe de gabinete do governador, Juliana Monici, e o secretário de Comunicação, Wellington Moraes.

Fotos: Cristiano Costa