Presidente da Fecomercio-DF, Francisco Maia, empossado na noite desta quarta-feira (8), na sede da CNC.

O presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Distrito Federal (Fecomércio-DF), Francisco Maia, foi empossado na noite desta quarta-feira (8), na sede da CNC, em Brasília, como presidente dos conselhos regionais do Sesc e do Senac no DF. Essas instituições passaram por um processo de avocação e gestão compartilhada no início do ano e agora as suas administrações retornam para a Federação do Comércio. Em seu discurso, Francisco Maia afirmou que fará de Brasília uma vitrine do que o Sistema pode oferecer para população brasileira. Ele também nomeou os empresários Marco Tulio Chaparro como diretor regional do Sesc-DF e Antonio Tadeu Perón como diretor regional do Senac-DF.

“Aqui estão as mentes e os corações dos Poderes da Nação. Aqui se forma parte da opinião pública nacional. Uma parte importante. Por isso, a presença dos representantes  das federações deste nosso imenso e intenso Brasil é motivo para renovar a confiança e dobrarmos a aposta”, disse Francisco Maia. “Com estas forças todas a nosso favor digo que faremos de Brasília uma bela vitrine daquilo que o Sistema S pode oferecer para a sociedade brasileira”, completou o presidente recém-empossado dos conselhos do Sesc e do Senac-DF. Maia também fez questão de agradecer aos familiares, amigos e presidentes de sindicatos da base da Fecomércio-DF que o ajudaram a ser eleito por unanimidade, em fevereiro deste ano, para presidir a Federação e agradeceu ao presidente da CNC, José Roberto Tadros, ao vice-presidente da CNC, Francisco Valdeci de Sousa Cavalcante, e ao vice-presidente administrativo da CNC, Luiz Gastão Bittencourt da Silva, que fortaleceram essa união.

Durante o seu discurso, Francisco Maia fez questão de defender o Sistema S e falou sobre o possível corte no orçamento dessas entidades que tem sido apontado pelo governo. “Um golpe duríssimo sobre os empregos, a cultura, a educação e o empreendedorismo”, disse. “Se assistirmos passivamente ao desmonte de um Sistema que protege e capacita o trabalhador, que apoia e incentiva os que empreendem e, como resultado maior de seu trabalho, aprimora a qualidade dos serviços e produtos que a economia brasileira oferece, o que podemos esperar da colheita?”, questionou. “Por isso, vamos semear a criatividade e a inovação, que abrem novas possibilidades, mas também revigoram o trabalho de quem já vem fazendo tanto por Brasília e pelo Brasil”, concluiu.

Discurso na prática

Francisco Maia resumiu esse momento como um dos maiores desafios de sua carreira, para qual todos integrantes se sentem preparados e fortalecidos, graças ao apoio da Diretoria. “O objetivo principal é preparar um novo ciclo de trabalho com foco total na evolução da qualidade dos serviços prestados”, destacou. “Tanto Marco quanto Perón são presidentes de sindicatos que compõem a Fecomércio, e o convite para que eles assumam as diretorias regionais do Sesc e do Senac é o nosso discurso na prática: trabalhar em parceria com os sindicatos, ouvindo, apoiando, valorizando nossas representações de classe”.

 Francisco Maia

Nascido em Teresina (PI), Francisco Maia Farias foi criado em São Luís (MA) até os 13 anos, quando se mudou para Brasília em 1963 e adotou a cidade para viver. Formado em jornalismo pela Universidade de Brasília (UnB), trabalhou nos principais veículos de comunicação da cidade durante a década de 70. Foi pioneiro no segmento de produtoras de vídeo e, posteriormente, virou empreendedor no setor de eventos e hotelaria. Casado há 44 anos com Solange Pinheiro Farias, tem três filhos e seis netos. Há 21 anos, Francisco Maia faz parte da Diretoria da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Distrito Federal (Fecomércio-DF). É o presidente do Sistema Fecomércio-DF e presidente da Câmara de Turismo e Hospitalidade da Federação. Foi presidente do Sindicato das Empresas de Promoção de Eventos do DF (Sindeventos) durante nove anos. Também foi vice-presidente no Sindicato das Empresas de Turismo do Distrito Federal (Sindetur-DF) por quatro anos, além de presidente de Honra do Conselho de Desenvolvimento do Turismo do DF – Condetur/DF e atualmente desempenha o cargo de conselheiro no Condetur/DF.

Deixe um comentário

Pular para o conteúdo