• 12/06/2019
Francisco Maia apresenta projetos do Sistema Fecomércio no Conselho de Políticas Públicas e Gestão Governamental do DF

O presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Distrito Federal, Francisco Maia, participou na manhã desta quarta-feira (12), da 4ª Reunião Ordinária do Conselho Permanente de Políticas Públicas e Gestão Governamental do Distrito Federal (CPPGG/DF), no Salão Nobre do Palácio do Buriti. Na ocasião, o presidente da Federação apresentou os projetos que o Sistema Fecomércio executará para promover o turismo na cidade e os 60 anos de Brasília, que será comemorado em 2020.

Para Francisco Maia, a forma como ocupamos e cuidamos da cidade definirá o nosso futuro. “Precisamos, de uma vez por todas, nos estabelecer como destino turístico único no mundo, como um centro de serviços, inovação, design e tecnologia e, principalmente, como a terra de todos os brasileiros, de grandes eventos, da cultura e da sustentabilidade”, disse. “Essa é a verdadeira cara da nossa cidade. São os nossos melhores atributos. Por isso, quero apresentar os projetos que a Fecomércio vai realizar na capital federal”, contou o presidente da Federação. A executiva da Câmara Temática de Turismo e Hospitalidade da Fecomércio e assessora sênior do Senac, Jackeyline Reis Mapurunga, também participou da reunião.

Maia apresentou o projeto Natal Monumental. Trata-se de um projeto natalino, idealizado pela Câmara Temática de Turismo da Fecomércio-DF, que mudará a cara e a economia da cidade nas festas de final de ano. A ideia é montar uma megaestrutura no centro da cidade para abrigar uma superprodução natalina com espetáculos e atrações que envolvem bailarinos, cantores, músicos, atores, produtores e diretores, além de muita gastronomia.

Para comemorar os 60 anos da capital federal, a Fecomércio-DF também promoverá, nos aeroportos de seis capitais do País, uma exposição itinerante no primeiro semestre de 2020. A mostra será sensorial e terá como objetivo proporcionar ao visitante uma verdadeira imersão na história de Brasília, do sonho de Dom Bosco aos dias atuais. Será retratada uma Brasília além da política. Uma Brasília feita por todos e para todos, construída pela bagagem e pelos sonhos de quem encontrou uma nova esperança no Planalto Central. Serão 11 espaços com temáticas diferentes que usarão a tecnologia para aguçar os cinco sentidos das pessoas e abordar temas e passagens importantes da trajetória brasiliense.

Maia também falou do Parquinho Brasília. Que consiste na aplicação tridimensional da Marca Brasília, que a partir de um concurso público elegeu por votação popular uma identidade visual para representar a cidade, como um equipamento cultural e turístico que será arquitetado em um espaço interativo, localizado na Torre de TV. Depois, será a vez de outras áreas do Distrito Federal ganharem o Parquinho Brasília.

O Conselho possui dez membros, sendo cinco Secretários de Estado e cinco da sociedade civil. Os Secretários de Chefe da Casa Civil; de Fazenda, Planejamento, Orçamento e Gestão; de Comunicação; de Desenvolvimento Econômico; e o Procurador-Geral do DF são os representantes do governo no Conselho.